Fotografia e Medicina de «Portugal há cem anos» na Ordem dos Médicos

"MAIS cem fotografias de Portugal há cem anos" é uma obra que dá a conhecer o Portugal das primeiras três décadas do século XX e é uma homenagem a Jorge Marçal da Silva, médico-cirurgião. O autor é o seu neto, o urologista Manuel Mendes Silva, e o lançamento, que decorreu no auditório da Ordem dos Médicos, em Lisboa, despertou um grande interesse, reunindo médicos, amigos, familiares e outras pessoas com interesse no tema.



Manuel Mendes Silva explica que este livro “é um conjunto de fotografias tiradas pelo meu avô, entre 1902 e 1928, que dão a conhecer o mundo urbano e rural português daquela época”. As fotos foram escolhidas pelo autor e distribuídas por diferentes capítulos: família, medicina e cirurgia, monumentos e vistas, ofícios e tarefas, paisagens, feiras, mercados e procissões.


Afirma também que, "entre outras atividades culturais", sobretudo relacionadas com a música e a ópera, o seu avô  "dedicou-se à fotografia, deixando no património da família cerca de 2.000 negativos e positivos em vidro (os negativos foram recentemente doados ao Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa)".

Esta obra surge após, há cerca de três anos, ter escolhido 100 imagens para a exposição “Cem fotografias de Portugal há cem anos. Realidades. Vidas. Costumes. Luzes e Sombras”, editadas posteriormente em livro, Manuel Mendes Silva decidiu, "agora, novamente com o patrocínio e apoio da Ordem dos Médicos, editar novo livro em que selecionei mais 100 fotografias ainda não apresentadas".



O livro conta com alguns textos, um deles da autoria do bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, sobre "A Ordem dos Médicos e o papel cultural dos Médicos". A apresentação esteve a cargo do internista Barros Veloso, que o considerou “uma obra-prima”.

O valor adquirido com as vendas será entregue, na totalidade, ao Núcleo Regional Sul da Acreditar, Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro.



Jorge Marçal da Silva (1878-1929) foi cirurgião dos Hospitais de São José e de Dona Estefânia, em Lisboa, do Hospital Militar, no tempo da guerra de 1914-18, e professor da Escola de Enfermagem Artur Ravara. Manuel Mendes Silva descreve-o como "médico ilustre, hábil cirurgião e homem de cultura, conhecido e admirado na época".



A sessão de apresentação do livro contou ainda com a presença, na mesa, de Jaime Teixeira Mendes, presidente do Conselho Regional do Sul da OM e com a intervenção dos netos de Manuel Mendes Silva, que o surpreenderam com algumas palavras.








seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda