KRKA

GAILL 2014 reuniu, em Sintra, alergologistas e imunologistas de línguas latinas

Mais de quatro dezenas de especialistas nacionais e estrangeiros estiveram presentes, no passado fim de semana, em Sintra, para participar na reunião do GAILL - Groupement des Allergologistes et Immunologistes de Langues Latines. De acordo com Antero Guimarães Palma-Carlos, presidente da reunião e secretário-geral do GAILL, o evento promove o intercâmbio entre alergologistas e imunologistas de línguas latinas.

Na sua opinião, a reunião GAILL é muito abrangente, o que se deve ao facto de a Alergologia ser uma especialidade de fronteira, envolvendo participantes de várias áreas de formação (internistas, geneticistas, farmacologistas e otorrinolaringologistas, entre outros) oriundos de países de línguas latinas – Portugal, Espanha, França, Itália e Suíça.

O responsável sublinha ainda a importância científica e pessoal desta reunião. ”É um encontro de amigos, onde os participantes já se conhecem e as comunicações são sempre de alto nível”, refere, acrescentando que, à semelhança dos últimos anos, a participação da reunião será limitada, “de modo a facilitar o intercâmbio de informação científica e estreitar os laços profissionais e de amizade entre os participantes”.


Na sessão de abertura do GAILL 2014, Maria Laura Palma-Carlos, presidente do GAILL, começou por dar as boas-vindas aos mais de quatro dezenas de especialistas nacionais e estrangeiros presentes este fim de semana em Sintra. De seguida, Luís Delgado, presidente da SPAIC - Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, salientou “o retomar da tradição” da sociedade que representa em estar presente numa reunião do GAILL. Referiu-se ainda à importância do Groupement des Allergologistes et Immunologistes de Langues Latines “na internacionalização dos alergologistas portugueses”.

Sergio Del Giacco, ex-presidente da Section Allergologie UEMS, desejou “um bom trabalho” a todos os presentes na sala e Libério Ribeiro, presidente da SPAP - Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica, lembrou a “vertente cultural e de confraternização” do encontro.

No encerramento da sessão de abertura, Antero Guimarães Palma-Carlos agradeceu a presença dos colegas em Sintra, usando quatro línguas (francês, italiano, português e espanhol) e deixou um desejo: que se mantenha “o espírito GAILL da amizade e da fraternidade”.

O programa da reunião GAILL 2014 pode ser consultado AQUI.


Podem ser consultadas aqui algumas dezenas de fotografias da reunião GAILL 2014.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda