Geriatria e Saúde Mental: apresentação de «projetos inovadores» na Mealhada
Agendado para o dia 23 de junho de 2017, o I Congresso Internacional de Geriatria e Saúde Mental, promovido pela Replicar Socialform, "assenta nos princípios de diferenciação e de qualidade", refere a Comissão Organizadora.
É também sublinhada a importância de "divulgar o que de melhor se está a desenvolver nestas áreas, devido ao crescimento exponencial da população idosa em todo o mundo, e em particular das situações de demência, cada vez mais emergentes". Nesse sentido, é considerado "premente estabelecer programas adequados à prevenção e reabilitação desta população".
Joaquim Cerejeira, coordenador da Unidade de Gerontopsiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, é um dos oradores "nacionais e estrangeiros de elevado reconhecimento e experiência nestas áreas" que estará presente na reunião. O especialista desenvolverá o tema "Cuidados de Saúde Mental direcionados à pessoa idosa".
Da parte da tarde, realiza-se a conferência “O Segredo dos Génios”, que será proferida por Renato Alves, do Brasil, autor de livros e métodos de memorização e considerado a Melhor Memória do Brasil pelo Guiness Book. A palestra será presidida por Horácio Firmino, fundador da consulta de Gerontopsiquiatria nos HUC e presidente da Associação Europeia de Psiquiatria Geriátrica (2012 a 2014).
Respostas sociais e "projetos inovadores"
O programa da reunião está muito focado na apresentação e discussão de serviços e projetos, como de resto a Comissão Organizadora sublinha: "Mais do que um espaço de atualização e reflexão sobre as temáticas de Geriatria e Saúde Mental, no contexto nacional e internacional, pretende-se divulgar o que de melhor se está a desenvolver nestas áreas".
Assim, entre outras intervenções, serão divulgados "Projetos inovadores para Reabilitação em Saúde Mental", tema que será abordado pelo diretor da Fundacion INTRAS, Manuel Franco, e "Projetos inovadores para doentes de Alzheimer e seus cuidadores", palestra a ser proferida por Jesús Rodrigo, diretor executivo da CEAFA - Confederacion Española de Asociaciones de Familiares de Personas con Alzheimer y otras Demencias.
O evento realiza-se na Mealhada, no Cineteatro Municipal Messias, e é dirigido sobretudo a "dirigentes e a profissionais das áreas da saúde, sociais e humanas, que intervenham com a população geriátrica e de saúde mental, em contexto institucional, clínico ou comunitário".
O programa pode ser consultado aqui.