Cepheid Talks

Geriatria Prática em Coimbra: «para que os idosos tenham mais saúde»

“Cada vez mais, é importante que todos os médicos e profissionais de saúde saibam lidar com as pessoas idosas.” As palavas são de Manuel Teixeira Veríssimo e foram proferidas, esta quinta-feira, na abertura do XV Curso Pós-Graduado sobre Envelhecimento, que decorre até amanhã, em Coimbra.



Particularidades que requerem tratamento "com alguns cuidados"

O presidente do Curso e coordenador da Consulta de Geriatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) acrescentou que “é certo que há pessoas que têm de ser mais especializadas em Geriatria, têm de saber aprofundadamente a ciência, até para produzirem orientações para aqueles que são menos formados nesta área, mas, fundamentalmente, todos os profissionais de saúde têm de saber de Geriatria, pois todos lidam com idosos”.



Manuel Teixeira Veríssimo lembrou ainda que as pessoas idosas "são adultos como os outros, mas têm particularidades que fazem com que tenham mais frequentemente doenças, que devem ser tratadas com alguns cuidados". Salientou também o facto de, "muitas vezes, terem várias doenças ao mesmo tempo".

 “Na época em que se realizou o 1.º Curso obviamente já se sabia a importância que iria ter na nossa sociedade a Geriatria, as pessoas idosas e as patologias, mas tudo isso se veio a confirmar ao longo destes 16 anos em que o Curso tem vindo a ser realizado”, frisou.


Manuel Teixeira Veríssimo, Helena Saldanha e Armando Carvalho

Por sua vez, ao usar da palavra, Armando Carvalho, diretor do Serviço de Medicina A do CHUC, felicitou Manuel Teixeira Veríssimo e o seu grupo pelo “excelente trabalho que têm feito na área da Geriatria”. “Este curso é apenas uma amostra pública daquilo que é feito pelos doentes no dia-a-dia”, disse.



Em seguida, e perante uma sala cheia, Maria Helena Saldanha, professora catedrática de Medicina Interna e primeira presidente do Curso Pós-graduado sobre Envelhecimento, proferiu uma conferência sobre o tema “Recomendações alimentares da Rainha Santa Isabel para o envelhecimento saudável”. 


Depois de vários anos a realizar-se no Auditório do Hospital da Universidade de Coimbra, o Curso tem lugar, pela primeira vez, no Hotel Vila Galé. A reunião suscita, como sempre, uma grande adesão de participantes, tendo esta edição reunido quase 1100 inscrições.

Em declarações à Just News, Manuel Teixeira Veríssimo recorda que, "numa sociedade com cada vez mais idosos e, por consequência, com cada vez maior prevalência de doença crónica e incapacidade, é fundamental que os profissionais de saúde tenham também cada vez maior formação em Geriatria".

Nesse sentido, considera que "não basta saber medicina para tratar bem os idosos, é necessário ter em conta que estes têm particularidades que, a não serem tidas em conta, poderão comprometer o sucesso do tratamento".

Relativamente a este XV Curso, o médico internista refere que, ao longo destes dois dias, estão a ser debatidos temas "desde problemas da alimentação e de várias doenças comuns no idoso até aos problemas sociais, incluindo a reforma, os cuidados paliativos e os maus tratos".

Manuel Teixeira Veríssimo manifesta ainda o desejo de que a realização de mais uma edição do Curso seja um novo contributo "para que os idosos tenham mais saúde e Portugal seja um país mais saudável".


Podem ser consultadas mais fotos na Galeria de imagens.



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda