Gestão em Saúde: congresso do ICBAS promove sinergias entre profissionais e estudantes

"Um evento que reúna as gerações de atuais e futuros líderes e gestores dos serviços de Saúde." É desta forma que é apresentado o II Curso de Gestão em Saúde (CGS). Agendado para dias 4 e 5 de março de 2022, é organizado pela Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS) da Universidade do Porto.

Em formato de Congresso

E, precisamente pelas suas características, "apesar do nome de curso, o CGS distingue-se dos restantes por ser em formato de congresso e permitir aos participantes escolher o seu próprio percurso, através das mesas redondas e sessões paralelas". A explicação é dada por António Pinho, coordenador do evento.

Em declarações à Just News, refere também que são aguardados 600 estudantes e profissionais das áreas de saúde, que participarão de forma presencial, na Alfândega do Porto, e com acesso a transmissão online.

Para António Pinho, estudante do Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS, não há qualquer dúvida de que o congresso será "um espaço privilegiado para divulgar todos os intervenientes que contribuem para a Saúde em Portugal perante participantes e oradores (num universo que inclui estudantes, médicos, farmacêuticos, políticos, administradores hospitalares, etc.)".

Simbiose entre estudantes e profissionais

A Comisão Organizadora conta com o "precioso apoio" de António Marques da Silva, professor catedrático do ICBAS, "que tem tido uma importante contribuição para o desenvolvimento da atividade, no sentido em que podemos contar com os seus conselhos, a sua experiência e conhecimento adquiridos ao longo dos anos".

Este será também um contributo relevante para o congresso despertar grande interesse junto de profissionais? "Sem dúvida. A sua intervenção assegura que o programa conta com temas relevantes, extremamente atuais, e oradores com formação e experiência validada na área da Gestão em Saúde", afirma o coordenador da Comissão Organizadora.


Alguns dos elementos da Comissão Organizadora com António Marques da Silva (ao centro)

À Just News, António Marques da Silva, que foi nomeado o ano passado para presidir à Comissão Nacional de Trauma, sublinha precisamente as sinergias geradas por esta relação próxima entre estudantes e profissionais. Na sua opinião, "as vantagens são múltiplas mas podem ser sistematizadas sobretudo em dois domínios".

Por um lado, destaca a "natureza inquiridora, curiosa e ambiciosa dos mais jovens, que poderá proporcionar um ambiente mais atrevido e desproveito de condicionalismos e tradições que nos limitam".

Em sentido contrário, o professor do ICBAS menciona a experiência dos profissionais, que "poderá transmitir lições de maturidade e pragmatismo úteis para a melhor compreensão da realidade dos factos. Mais, a iniciativa conjunta lança os estudantes para a frente do debate sobre os temas da atualidade, aumentando a cultura individual e proporcionando a criação de bases para futuros líderes."

Construir o futuro

O envolvimento de António Marques da Silva na organização do evento "resulta de uma proximidade com os alunos que se valoriza e estima". Conforme o próprio explica: "Com eles e elas também aprendemos. Assim, a circunstância de ser convidado pelos próprios alunos para participar é, em si, um bom sinal que se valoriza e muito nos honra".

O especialista e docente destaca ainda "o empenho e o empreendedorismo dos alunos do ICBAS, que muito prestigia a Escola e a Universidade do Porto. Para nós, os docentes, trata-se ainda de um motivo de grande orgulho naqueles que ensinamos. Ao participarem, os alunos constroem o seu futuro e, também, o desta Escola pois destas iniciativas certamente sairão valores de referência para o futuro."



António Pinho e António Marques da Silva

"Cada profissional de saúde deve ter também uma vertente de gestor"

Segundo António Pinho, a ideia de organizar um evento com estas características partiu do princípio de que "cada profissional na área da saúde deve ter também uma vertente de gestor, quer a menor nível, no que toca, por exemplo, à utilização de meios complementares de diagnóstico, quer a maior escala, numa perspetiva de Diretores de Serviço, Conselhos de Administração de Hospitais, responsáveis pelos Cuidados de Saúde Primários, entre outros".

E acrescenta: "Acreditamos que esta visão de simbiose entre a Gestão e a Saúde deve ser celebrada."


Inscrições abertas... e quase a encerrar 


Agendado para dias 4 e 5 de março, o Curso de Gestão em Saúde, apesar de ir já na sua segunda edição, vai distinguir-se muito do evento do ano passado. Na altura, devido ao contexto pandémico, o curso baseou-se num conjunto de webinars em horário pós-laboral, realizados entre março e maio, sobre as várias vertentes da Gestão em Saúde.

Apesar destas limitações, é com uma enorme satisfação que António Pinho afirma: "A edição foi um sucesso, com participantes de várias instituições de ensino, desde faculdades de Medicina, Farmácia, Economia, entre outras, e de vários profissionais das áreas de Gestão, Economia e Saúde. Contou com oradores renomados e foi tremendamente bem avaliada, quer pelos estudantes quer pelos profissionais."

Desta forma, é grande a expectativa para este ano, "até porque elevamos a atividade a um congresso híbrido, na icónica Alfândega do Porto, onde será privilegiado o contacto e aprendizagem com os principais responsáveis pelos serviços de saúde em Portugal."

E deixa o convite aos interessados: "Se o ano passado, nesse formato, e sendo a primeira edição, tivemos 550 inscrições para um limite de 300 participantes, não será muito surpreendente vermos agora as inscrições, que abriram há dias, a encerrar rapidamente."

Ao longo dos dois dias estarão em debate questões relacionadas com a gestão hospitalar, a economia em saúde, a transição digital da saúde, a motivação de equipas, a contratualização em saúde.

O programa pode ser consultado aqui.

Contacto: gestaosaude@aeicbasup.pt 
A inscrição pode ser efetuada aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir