Cepheid Talks

Desenvolver competências de Gestão em Saúde com «amplo programa» para 2018

Com o objetivo de coordenar a oferta formativa da sua Academia, a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) criou um grupo independente de peritos que junta 25 administradores hospitalares de “reconhecido mérito quer em termos de excelência profissional, quer de percurso académico na área da gestão em saúde”, segundo Alexandre Lourenço, presidente da APAH.

Neste contexto, realizou-se, esta semana, a 2.ª Reunião do Conselho de Peritos da Academia APAH, na qual foram discutidos vários temas, como os domínios de competências, a estratégia de divulgação e operacionalização, a estrutura de estágios e o modelo de sustentabilidade. Foram ainda apresentados os resultados de um questionário em que os peritos avaliaram cada um dos cursos da Academia de acordo com o nível de prioridade (numa escala de 1 a 10), tendo sido determinados os prioritários para o próximo ano.



“Na prática, essa votação permitiu fazer uma seleção dos cursos para o catálogo formativo de 2018, tendo-se procedido à eliminação daqueles que os peritos entenderam não ser prioritários”, menciona o presidente da APAH. Esclarece ainda que os cursos foram identificados de acordo com o Diretório de Competências de Gestão em Saúde desenvolvido sob os auspícios da Federação Internacional dos Hospitais.



Contribuir para o "desenvolvimento de conhecimentos e competências"

O gestor de serviços de saúde lembra que “a Direção da APAH aderiu ao Global Consortium for Healthcare Management Professionalization, subscrevendo as suas medidas, incluindo a adoção do Diretório de Competências de Gestão em Saúde”, que abrange cinco domínios: liderança, responsabilidade profissional e social, gestão de serviços de saúde, gestão comunicacional relacional e a saúde e o sistema de saúde.



Nesse sentido, tendo como lema “Melhor gestão, mais SNS”, “a APAH preparou, para o triénio 2017-2019, um Programa de Formação Contínua destinado a proporcionar um conjunto amplo de cursos de atualização e desenvolvimento de conhecimentos e competências que abrangem diversas áreas de especialização em gestão da saúde, estágios e visitas de estudo institucionais”.



Foi igualmente feita uma avaliação dos três cursos realizados no passado mês de novembro -- nas áreas da responsabilidade em saúde, da Lean Management e das readmissões hospitalares --, que revelaram uma “elevada satisfação” dos formandos em relação aos cursos.

"Recrutamento transparente e avaliação de desempenho"

Na reunião, foram também apresentados os próximos passos a dar na Academia. Falou-se, nomeadamente, da necessidade de um programa de desenvolvimento das competências dos gestores hospitalares em linha com a estratégia da Associação para a profissionalização da gestão em saúde. Uma estratégia que passa por "garantir educação específica destes profissionais, processos de recrutamento transparentes, avaliação de desempenho e formação contínua”.



Na 1.ª Reunião do Conselho de Peritos da APAH, que decorreu em setembro, foi apresentado o modelo da Academia APAH, as entidades de reconhecido mérito nas suas áreas de intervenção com as quais a APAH protocolou programas de formação contínua, os objetivos do grupo e o trabalho de cada um dos peritos.

A Academia APAH conta com o apoio institucional do Ministério da Saúde, assegurando, neste momento, "um leque alargado e completo de áreas formativas, destinando-se a um público-alvo de mais de mil profissionais com funções de gestão e mais de 100 instituições do Serviço Nacional de Saúde".

O catálogo de formação para 2018, que incluirá cerca de 50 cursos, "será fechado na próxima reunião", que terá lugar na primeira quinzena de janeiro.

Conselho de Peritos da Academia APAH:

 

Ana Escoval

Ana Paula Gonçalves

António Dias Alves

Artur Morais Vaz

Carlos Santos

Carlos Vaz

Celeste Silva

Daniel Ferro

Delfim Rodrigues

Élia Costa Gomes

Francisco Ramos

Júlio Pedro

Licínio Carvalho

Manuel Roque

Manuela Mota Pinto

Margarida França

Margarida Ornelas

Maria Barros Hospital

Mário Bernardino

Marta Temido

Rosa Matos

Rui Santana

Sílvia Lopes

Teresa Sustelo

Victor Herdeiro



Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda