GIMGAS celebra 10 anos a promover «discussões multidisciplinares» no ACES Almada Seixal

O foco das Jornadas GIMGAS (Grupo de Internos de Medicina Geral e Familiar de Almada e Seixal) são os médicos de medicina geral e familiar, mas "sempre estiveram e estarão sempre abertas a qualquer profissional de saúde, de qualquer especialidade que tenha interesse em participar", afirma Rita Lopes da Silva, coordenadora da Comissão Organizadora desta 10.ª edição.

Em declarações à Just News, a médica salienta qual o principal objetivo das Jornadas GIMGA:

"Queremos que se tornem cada vez mais numa oportunidade de dar a conhecer os recursos do ACES Almada Seixal (quer dos cuidados saúde primários e secundários, quer de outras instituições de saúde ou associações) e promover discussões multidisciplinares entre médicos, enfermeiros, internos, estagiários ou até alunos de enfermagem/medicina." 

Rita Lopes da Silva


Programa com "temas mais clínicos"

Depois de ter sido já "gentilmente acolhido em diferentes instituições" ao longo dos anos, a décima edição será realizada no Centro de Formação das Escolas de Almada, contando com o apoio da Escola Secundária do Monte da Caparica.


De acordo com Rita Lopes da Silva, o programa desta 10.ª edição "é diversificado e contará com temas mais clínicos, como a abordagem dos ecrãs em idade pediátrica, abordagem ao vício do jogo e alterações da estrutura e função tiroideia". Mas não só.

A reunião permite também "dar o palco à discussão dos cuidadores informais, cuidados paliativos e partilha de experiências de trabalho nos cuidados de saúde primários em diferentes contextos (UCSP, ULS, ACES). Cada participante poderá inscrever-se ainda num workshop".

Criação da Associação "permitiu evoluir francamente na organização"

As Jornadas foram criadas em 2008 por um grupo de internos de Medicina Geral e Familiar de Almada e Seixal, "na altura motivados em melhorar a partilha interpares, numa especialidade que se reparte pela comunidade e procura contornar algum isolamento científico e prático no dia-a-dia".

Desde então, com o empenho de várias gerações de médicos internos, e contando com vários apoios ao longo dos anos, a nível local, e de organismos como a Ordem dos Médicos, a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, o Hospital Garcia de Orta, entre outras entidades, o evento foi ganhando uma particular importância para os profissionais na região.



Segundo Rita Lopes da Silva, as jornadas foram construídas para serem "o mais práticas possível e ajudarem em questões do dia a dia ou de inovação que melhorem a qualidade do nosso trabalho e para dar espaço para nos conhecermos e partilharmos o que fazemos - dos hospitais e gabinetes à casa dos utentes e pelo mundo fora".

E sublinha ainda um outro aspeto relevante para o crescimento do projeto: "Passámos a ter também a nossa Associação constituída em 2020, com a contribuição dos antigos elementos e que nos permitiu evoluir francamente na organização."

As inscrições (gratuitas) estão disponíveis de dia 10 de agosto até dia 1 de outubro. A submissão de trabalhos poderá ser realizada até ao dia 15 de agosto. Podem ser consultadas mais informações aqui - www.gimgas.com

Conheça os vários grupos de trabalho da Comissão Organizadora das 10.as Jornadas do GIMGAS:


Comissões Científica e de Imagem e Divulgação


Comissões de Logística e Espaço e de Informática


Comissões de Palestras e Workshops e de Patrocínios


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda