Cepheid Talks

Ginecologia e Obstetrícia: PoNTOG empenhada na «integração ativa dos internos»

Realizaram-se há dias as eleições para o conselho executivo da Portuguese Network of Trainees in Obstetrics and Gynaecology, mais conhecida por PoNTOG. Em declarações à Just News, Pedro Brandão, médico interno do 6.º ano de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa (CHTS) e presidente deste grupo de internos, explica em que consiste a PoNTOG:

"É o braço Português da European Network of Trainees in Obstetrics and Gynaecology (ENTOG) e é na prática o grupo de representantes dos internos de formação específica de Ginecologia e Obstetrícia a completar o seu internato em Portugal."

O princípio base da PoNTOG "é dar voz e defender os interesses dos internos da especialidade". Para tal, desenvolve uma colaboração estreita relação com o Colégio da Especialidade da Ordem dos Médicos, a Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia (FSPOG) e respetivas sociedades, a ENTOG, o European Board and College of Obstetrics and Gynaecology (EBCOG) e a mais recente World Association of Trainees in Obstetrics and Gynaecology (WATOG).

Segundo Pedro Brandão, no decorrer do curso de Endocrinologia em Ginecologia organizado pela PoNTOG em Coimbra, no passado dia 6 de janeiro, com a participação de convidados especialistas nos variados temas da área, houve lugar a uma assembleia geral e às eleições bienais para o conselho executivo da mesma.

Passagem de testemunho

O grupo que representou a PoNTOG entre 2015 e 2017, liderado por António Braga (Centro Materno-Infantil do Norte), em conjunto com Catarina Reis Carvalho (Centro Hospitalar Lisboa Norte), Ana Helena Fachada (Centro Hospitalar Tondela Viseu), José Miguel Raimundo (Centro Hospitalar de Setúbal) e Pedro Brandão (Centro Hospitalar Tâmega e Sousa) cessou funções nesse dia, deixando o legado à nova lista eleita pelos internos presentes na assembleia.

A nova coordenação, presidida por Pedro Brandão (Centro Hospitalar Tâmega e Sousa), é composta ainda por Ana Helena Fachada (Centro Hospitalar Tondela Viseu), Filipa Rafael (Centro Hospitalar Universitário do Algarve), Marta Sales Moreira (Centro Materno-infantil do Norte) e Margarida Cal (Centro Hospitalar Lisboa Norte).


Novo Conselho Executivo da PoNTOG: Ana Helena Fachada, Marta Sales Moreira, Pedro Brandão, Margarida Cal, Filipa Rafael 

Promover a "integração ativa dos internos"

De acordo com Pedro Brandão, o novo conselho executivo, em funções até 2020, tem como principais objetivos "colaborar na melhoria da formação dos internos em todo e qualquer hospital do país, tentando uniformizar o acesso às diferentes oportunidades clínicas e científicas e os métodos de avaliação de internato, tanto no que diz respeito às avaliações parcelares como finais". 

Por outro lado, a equipa está empenhada em realizar "eventos científicos de valor para a formação teórica e prática dos internos, dos mais novos aos mais velhos, em estreita relação com o Colégio de Especialidade e as sociedades cientificas". Será também dada particular atenção à "integração ativa dos internos, por todo o país, nos projetos a decorrer". 

Com esse intuito, sublinha o médico, foi formada uma equipa de 5 elementos, "representada de norte a sul do país, de diferentes hospitais centrais e periféricos e de diferentes anos de internato". Para cumprir os objetivos a que se propõe, "lança o desafio a todos os colegas internos que interajam o mais possível com a PoNTOG, comunicando as suas dúvidas, problemas, sugestões, ideias, críticas e mostrando, quando for o caso, interesse em colaborar com a PoNTOG nos seus projetos". 

Além fronteiras, e inserida no universo Europeu, "a PoNTOG pretende ainda ser uma porta de acesso dos nossos internos a toda a Europa e dos internos Europeus ao nosso país".

Pedro Brandão faz questão de salientar que este projeto, "que desde sempre foi definido como sendo de todos e para todos, ´é nosso` (de todos os internos) e por isso tratamo-nos por ´tu`, só assim é possível a relação de proximidade que possibilita o trabalho em conjunto que nos levará longe, contribuindo para melhorar ainda mais aquele que é um invejado programa de formação de especialistas em Ginecologia e Obstetrícia".




seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda