KRKA

Gorjão Clara à frente de Consulta Multidisciplinar de Geriatria do Hospital CUF Descobertas

Acaba de ser criada no Hospital CUF Descobertas a Consulta Multidisciplinar de Geriatria. João Gorjão Clara, médico internista e cardiologista é o responsável da consulta. A equipa é constituída por enfermeiros e fisioterapeutas, funcionando "em estreita colaboração com outras especialidades", tais como a Nutrição e a Psicologia.

Recorda a unidade hospitalar que as alterações provocadas pelo envelhecimento condicionam a forma de apresentação das doenças nos idosos:

"Há uma maior suscetibilidade e uma predisposição para a coexistência de doenças crónicas, sendo que a resposta aos medicamentos torna-se muito particular, e exige, por isso, uma cuidadosa escolha dos fármacos e das suas doses. A seleção de exames de diagnóstico, as escolhas terapêuticas e a definição do prognóstico tornam-se também muito mais difíceis."

Foi neste contexto e "para fazer face a esta realidade" que foi criada no Hospital CUF Descobertas a Consulta Multidisciplinar de Geriatria, de acordo com o modelo da Avaliação Geriátrica Global - Comprehensive Geriatric Assessment -, "que permite avaliar o estado intelectual, o estado emocional, o comportamento nutricional, o equilíbrio e a qualidade da marcha, a autonomia para as atividades da vida diária e o estado de saúde do idoso".  É com base nesta informação que é desenvolvido um "plano de excelência" no tratamento do idoso e no acompanhamento a curto, médio e longo prazos.

Desde há cerca de 30 anos que João Gorjão Clara se dedica à Geriatria, tendo sido o primeiro chefe de Serviço de Medicina Interna com perfil de Geriatria, e o primeiro professor de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda