Graham Hughes vai ser homenageado no «Madeira Lupus Clinic 2016»
A Consulta de Doenças Autoimunes do Hospital dos Marmeleiros (Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira - SESARAM) e o Núcleo de Estudos de Doenças Auto-Imunes (NEDAI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) organizam, entre os dias 23 e 25 de junho, a reunião "Madeira Lupus Clinic". O evento reunirá "os mais conceituados especialistas nacionais no estudo, diagnóstico e tratamento do Lupus Eritematoso Sistémico", adianta Jorge Martins, presidente da reunião e coordenador da Consulta de Doenças Autoimunes do Hospital dos Marmeleiros, no Funchal.
Incentivar o estudo das doenças autoimunes
Na sessão inaugural será prestado tributo ao professor Graham Hughes. O especialista foi "o primeiro descritor do síndrome antifosfolipídico (síndrome de Hughes)", salienta Jorge Martins, que acrescenta: "Desde há 25 anos que este médico nos apoia, com assídua presença na região, sendo que é também o principal incentivador da criação do Autoimmune Diseases Centre, do qual será investido presidente honorário e presidente do Conselho Científico".
Explica também que o objetivo deste centro é "incentivar, patrocinando, o estudo das doenças autoimunes, nomeadamente, no âmbito da pesquisa clínica e na formação de médicos nesta área específica da Medicina Interna". O especialista sublinha que o Madeira Lupus Clinic 2016 é uma organização totalmente privada, “sem quaisquer apoios a nível oficial”.
Esta reunião bienal tem o patrocínio científico da Ordem dos Médicos e Associação MedInterna, além da própria SPMI e NEDAI, sendo dirigida a internos e jovens especialistas de MGF, Neurologia, Cardiologia, Gastrenterologia, Dermatologia, Hematologia, Oftalmologia, Medicina Interna e Reumatologia.

"Todos os palestrantes vão ter uma tarde de discussão livre sobre o que entenderem questionar", adianta Jorge Martins.
De acordo com o presidente do "Madeira Lupus Clinic", vão participar na reunião "os mais respeitados e conhecidos investigadores mundiais da doença, oriundos do Reino Unido, Estados Unidos da América do Norte, Espanha, Israel e Emiratos Árabes Unidos, sendo a primeira vez que será possível reuni-los fisicamente e em simultâneo num mesmo espaço".
O objetivo é que possam discutir "entre si e com os colegas nacionais, muito particularmente sobre as terapêuticas inovadoras para a doença, por eles testadas e ainda não publicadas, constituindo assim como que uma ´premiére` mundial.
O programa definitivo pode ser consultado aqui.
Contacto: jorgeesmartins@hotmail.com


