KRKA

GRESP implementa «Cuidados Adequados à Pessoa com Asma»

Foi na cidade do Porto que o International Primary Care Respiratory Group (IPCRG) apresentou o projeto ARC - Asthma Right Care, iniciado em quatro países-piloto, onde se inclui Portugal. No nosso país, este movimento está a ser desenvolvido através do Grupo de Estudo de Doenças Respiratórias da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (GRESP-APMGF), com o nome de CAPA - Cuidados Adequados à Pessoa com Asma.

De acordo com o Grupo Coordenador do CAPA, Cláudia Vicente e Nuno Pina, membros do GRESP, o principal objetivo deste projeto é promover o diálogo entre profissionais e entre estes e os doentes e cuidadores, criando um movimento social. Este pretende consciencializar para a melhoria dos cuidados na asma e, consequentemente, para um mais eficaz controlo da doença.

Durante a apresentação, que decorreu durante a 9.ª Conferência Mundial do IPCRG, foram apresentados os materiais educativos que serão usados nesta campanha, tendo como base a primeira ideia que, conforme refere Cláudia Vicente, consiste em “reduzir o uso abusivo dos broncodilatadores de curta duração (SABA) no tratamento da asma”.


Nuno Pina e Claudia Vicente

Segundo Nuno Pina, internacionalmente, já existem algumas ferramentas (apresentadas na sessão), como a régua e baralhos de cartas, que poderão ser utilizados quer no contacto com outros profissionais de saúde, quer com os doentes, com o intuito de “consciencializar e sensibilizar os doentes e os profissionais para o sobreuso dos SABA.”

A iniciativa envolve vários parceiros, em particular a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, a Fundação Portuguesa do Pulmão, a Associação Nacional das Farmácias, a Associação de Farmácias de Portugal, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, a Associação Portuguesa de Asmáticos e a Sociedade Portuguesa de Pediatria. As Farmácias Holon e profissionais de Enfermagem e de Cardiopneumologia também se associaram ao projeto.


O lançamento oficial do projeto em Portugal aconteceu no 1.º dia da 9.ª Conferência Mundial do IPCRG




A Just News associa-se ao movimento CAPA, a componente portuguesa do projeto internacional Asthma Right Care, representado em Portugal pelo GRESP. Na edição de junho do Jornal Médico dos cuidados de saúde primários é publicado um Especial sobre o projeto, com um conjunto de textos que refletem a amplitude do CAPA, a que se associaram
diversas entidades.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda