Cepheid Talks

Hélder Pereira doutorado pela FMUL com tese sobre o impacto do Stent for Life

Hélder Pereira, diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital Garcia da Orta e coordenador do projeto Stent for Life, apresentou no passado dia 7 de novembro, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), a sua tese de doutoramento, tendo sido "aprovado por unanimidade, distinção e louvor". 



A propósito do trabalho apresentado, intitulado Contribution for the characterization and performance improvement of primary angioplasty in Portugal, Hélder Pereira salienta que surgiu num "momento muito importante", uma vez que o Stent for Life está a ser encerrado em Portugal, estando a ser iniciado um novo projeto, que, no fundo, é a continuação do que já tem vindo a ser feito. 

"Ultrapassámos as 400 angioplastias primárias por milhão"

“Portugal, no início deste milénio, era um país com uma incidência de angioplastia primária relativamente baixa. Conseguimos triplicar o número. Este trabalho não é apenas do Stent for Life, mas de toda a Sociedade Portuguesa de Cardiologia. É com grande prazer que vemos que ultrapassámos as 400 angioplastias primárias por milhão”, afirma o cardiologista. 



Por outro lado, tal como refere, esta tese reflete, também, um aspeto importante: o Registo Nacional de Síndromes Coronárias Agudas (RNSCA) e o Registo Nacional de Cardiologia de Intervenção (RNCI). “São peças muito importantes na Cardiologia de Intervenção”, observa. 

“Foi o prof. Ricardo Seabra Gomes que criou estes registos, em 2002, e, no meu ponto de vista, são elementos únicos na sociedade médica portuguesa, porque temos mais de 100 mil doentes com dados muito alargados, que vão desde a informação demográfica, ao procedimento, aos resultados, entre outros”, menciona.

E acrescenta: “Isto é um instrumento importante para percebermos o que acontecia em Portugal com o enfarte e para encontrarmos instrumentos para melhorar e, em última análise, reduzir a mortalidade.”



Portugal com "responsabilidades a nível da Europa"

Segundo Hélder Pereira, esta sua tese de doutoramento representa “apenas” mais um passo naquilo que tem vindo a ser investigado e publicado nesta área. “Agora abriu-se uma nova etapa, porque neste momento temos responsabilidades a nível da Europa. Vamos ter uma nova equipa para o agora Stent Save a Life em Portugal, que acredito que vá continuar o caminho que vínhamos a seguir", conclui. 

Para o cardiologista, que é atualmente o coordenador do Stent Save a Life a nível Europeu, não há qualquer dúvida: "Com sangue novo, certamente vamos ter novas ideias e novos resultados”.


(foto: FMUL)

O Júri de doutoramento foi constituído por Lino Gonçalves, Henrique Cyrne de Carvalho, Fausto Pinto, como coordenador da tese, José Melo Cristino, como presidente, Ana Almeida, Dulce Brito e António Vaz Carneiro.


Hélder Pereira com os colegas do seu Serviço, que fizeram questão de apoiar o seu diretor e marcar presença na apresentação da sua tese de doutoramento


Hélder Pereira com a família: Leonardo (genro), Ana Luísa (filha), Lina (mãe) e Dinora (mulher)





Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda