Cepheid Talks

Hematologia Clínica do CHUSJ tem novas instalações: capacidade de resposta aumenta 30%

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) inaugurou, esta manhã, as novas instalações do Serviço de Hematologia Clínica nos pisos 8-9.

O novo serviço integra a Unidade de Transplante, com oito quartos de isolamento, uma área de tratamento de doentes leucémicos e hemato-oncológicos com dez quartos de isolamento e 14 camas de enfermaria.

Esta infraestrutura, com cerca de 870 m2, implicou uma intervenção profunda e estruturante em todo o internamento central-sul do hospital, com um custo associado de cerca de 2 140 000 euros e 12 meses de obra.

"A renovação e unificação das instalações do serviço de hematologia integrado permitiu-nos concentrar toda a atividade clínica, constituindo num aumento de 30 % face à atual lotação do serviço, passando a dispor de 32 camas", explica Fernanda Trigo, diretora do Serviço de Hematologia Clínica do CHUSJ.



Dimensionado "para prestar um serviço de excelência"

Segundo a médica, “com esta melhoria nas infraestruturas, estima-se uma consolidação do programa de transplantação (auto e alo), permitindo o desenvolvimento de quimioterapias intensivas e imunossupressoras para um maior número de doentes oncológicos, nomeadamente leucemias, linfomas Hodgkin e não-Hodgkin e mielomas múltiplos”.

O CHUSJ acrescenta, em comunicado, que o Serviço"fica desta forma dimensionado e com características únicas para prestar um serviço de excelência, na área da hemato-oncologia, a todos os doentes".



Para assinalar o momento, foi realizada uma intervenção gráfica na entrada do serviço, por forma a homenagear o percurso e os colaboradores do serviço. Nesta peça, há especial destaque para os antigos diretores de serviço, em particular para o último, José Eduardo Guimarães, que assumiu a presidência do Conselho de Administração do hospital entre 2005-2007

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda