Prevenção da morte súbita em Portugal: Hipermercados Jumbo acolhem Projeto Salva-vidas
“Projeto Salva-vidas” é o nome da campanha pública de âmbito nacional lançada, no passado dia 30 de março, no Jumbo das Amoreiras, com a presença do apresentador João Baião, embaixador desta causa. O objetivo é sensibilizar a população para a problemática da morte súbita, que em Portugal vitima cerca de 10 mil pessoas por ano, segundo a Organização Mundial de Saúde.
“Trata-se de uma iniciativa de grande importância, uma vez que estamos a contribuir para a intervenção num problema de Saúde Pública particularmente gritante”, afirma Paulo Monteiro, diretor da área de Nutrição, Saúde e Bem-Estar do Grupo Auchan (Hipermercados Jumbo), entidade parceira desta iniciativa da Fundação Portuguesa de Cardiologia, em conjunto com a Senilife.
O projeto funciona da seguinte forma: as parafármacias dos hipermercados Jumbo têm à venda “Pulseiras Salva-Vidas”, pelo valor simbólico de 2 euros. Por cada 1500 unidades vendidas, as entidades promotoras da iniciativa oferecem um kit salva-vidas, composto por um desfibrilhador ZOLL com reanimação de alta qualidade e respetiva formação em suporte básico de vida, com desfibrilhação automática externa e primeiros socorros, a uma entidade identificada desde o início da venda das pulseiras.
“Uma única morte súbita que possa ser evitada, pelo facto de existir um equipamento no local e pessoas habilitadas e formadas para o utilizar, já justifica todo o investimento que possamos fazer”, menciona Paulo Monteiro, em declarações à Just News, salientando, mais uma vez, a relevância do projeto.
Paulo Monteiro faz ainda referência à longa parceria que o Grupo Auchan tem com a Fundação Portuguesa de Cardiologia – em particular nas iniciativas realizadas em maio, Mês do Coração – e ao facto de o Grupo ter certificação em responsabilidade social (SA 8000), a qual é alimentada por uma sólida relação com a comunidade onde cada hipermercado se insere. “Tudo isto faz surgir com enorme naturalidade a presença ativa do Jumbo neste projeto da FPC”, indica.
Paulo Monteiro e João Baião.
E conclui: “A natureza da iniciativa, as entidades que estão envolvidas e a colaboração do seu fantástico embaixador, João Baião, suscita-me as maiores expectativas. Da parte do Jumbo, seguramente, o comprometimento é total.”
A apresentação do “Projeto Salva-vidas” tinha sido feita, dois dias antes do seu lançamento, na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa, que será a primeira entidade a receber o kit.