Homenagem a António Gentil Martins, «uma vida, muitas vidas»

O professor Gentil Martins foi esta quarta-feira homenageado como "uma das pessoas mais inspiradoras para várias gerações de médicos" e o exemplo do seu trabalho reconhecido por "todos os quadrantes da sociedade portuguesa".

A homenagem, no Grémio Literário, em Lisboa, revestiu-se na apresentação de dois livros que mostram o notável percurso do especialista em cirurgia pediátrica, oncologia pediátrica e cirurgia plástica e reconstrutiva e também a sua dedicação ao trabalho, à medicina e à causa pública do médico.

A primeira obra, “António Gentil Martins: uma vida, muitas vidas”, da autoria de Ana Sofia Lopes, foi apresentada pela ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, que destacou a “dedicação exemplar ao bem comum” e “promoção do diálogo e construção de pontes” de Gentil Martins.

A responsável referiu que apenas no título do livro “vemos retratada a riqueza humana, profissional e cívica de alguém que dedicou toda a sua vida a ajudar os outros” e salientou que que a obra capta “a essência de um homem que viveu e vive de acordo com valores elevados: a dedicação, a integridade, a coragem e o sentido de responsabilidade. Valores que sempre pautaram as suas ações e decisões”.

“É esta força interior, esta determinação perante os desafios que faz de António Gentil Martins uma figura incontornável da sociedade portuguesa”, lembra Margarida Balseiro Lopes, para quem, ao destacar o professor, “não estamos apenas a honrar o seu percurso extraordinário, estamos também a transmitir às novas gerações, como é intenção da autora, uma mensagem importante sobre o tipo de cidadãos e profissionais que podem e devem aspirar a ser”.


Ana Sofia Lopes, Margarida Balseiro Lopes, Vanda Pratas Vital (especialista em Cirurgia Pediátrica) e Renato Epifânio (presidente do MIL – Movimento Internacional Lusófono)

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda