Cepheid Talks

Homenagem ao «pai da Otoneurologia em Portugal»: Fernando Vaz Garcia

“Pioneirismo” e “competência profissional”. Foram estes os atributos que o otorrinolaringologista João Martins apontou a Fernando Vaz Garcia, “por ter enveredado pela Otoneurologia, uma área da ORL que diz ser “pouco explorada e mal-amada, mas fundamental”.

A homenagem foi prestada ao médico durante as 16.as Jornadas de Otorrinolaringologia do Hospital Garcia de Orta (HGO), tendo sido este um dos principais momentos do evento.

João Martins, atualmente vogal do Conselho Fiscal da Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO), recordou o "importante papel de Fernando Vaz Garcia enquanto impulsionador do Grupo de Estudos da Vertigem/Portugal", um grupo que antecedeu a criação da APO, em 1998, "da qual foi seu primeiro presidente".


Fernando Vaz Garcia e João Martins

O primeiro contacto de João Martins com Fernando Vaz Garcia aconteceu no Serviço de ORL do Hospital de Santa Maria/Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN), onde o homenageado fez o Internato da Especialidade e onde permaneceu como assistente hospitalar e depois graduado de Otorrinolaringologia até 2000.

“Nos meus primeiros dias no Serviço cruzei-me com um colega mais velho, alto e de barbas, que, na sequência de uma qualquer interrogação da minha parte iniciou a sua resposta com ‘ó meu amigo’”, recordou João Martins na abertura das Jornadas.



Também Fausto Fernandes, representante do Colégio da Especialidade de ORL da Ordem dos Médicos, fez questão de proferir algumas palavras a Fernando Vaz Garcia, que identificou como “pai da Otoneurologia em Portugal”. Um sentimento que acredita que não é só dele, "mas de muitos colegas que muito aprenderam com o homenageado e que querem continuar a aprender".

Esta distinção partiu da iniciativa de Luís Antunes, diretor do Serviço de Otorrinolaringologia do HGO. Um convite que, na sua opinião, faz todo o sentido e que "é muito merecido". Aliás, sublinhou, "esse é o motivo porque está aqui esta gente toda do Hospital de Santa Maria".


Fernando Vaz Garcia

Nascido em 1944, Fernando Vaz Garcia licenciou-se em 1969, pela Faculdade de Medicina de Lisboa, tendo-se tornado especialista em Otorrinolaringologia em 1979. Foi assistente convidado da cadeira de Otorrinolaringologia na Faculdade de Medicina de Lisboa (até 1997) e assistente graduado de Otorrinolaringologia no CHULN até 2000.

Foi responsável pelo Departamento de Otorrinolaringologia do Centro Clínico de Lisboa e, enquanto professor convidado, passou pela Escola Superior de Tecnologias de Saúde do Porto, pela Escola Superior de Tecnologias de Saúde, em Coimbra, e pela Escola Superior Egas Moniz, em Almada.

Entre outros cargos, foi presidente da APO entre 1998 e 2001 e editor científico da Revista da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (SPORL), entre 1991 e 1993.

Proporcionar “o ensino das boas práticas”



Fausto Fernandes fez ainda questão de destacar a relevância das Jornadas. Na sua opinião, o evento, presidido por Luís Antunes, diretor do Serviço de ORL do HGO, “é muito importante na pré-graduação, na formação de internos, mas também na pós-graduação”, dado que “proporciona o ensino das boas práticas”.

Por sua vez, ao usar da palavra, a diretora clínica do HGO, Paula Breia, sublinhou o "caráter dinâmico” de Luís Antunes e da sua equipa, que conseguem manter as jornadas, "mesmo em tempos mais conturbados e difíceis".


Luís Antunes: "Estão aqui muitos dos meus colegas de Santa Maria, desde o início do meu internato"

“Alta resolução” no Serviço de ORL

Naquela que foi uma das suas últimas intervenções públicas como presidente do Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta, Daniel Ferro chamou a atenção para o facto de que “o HGO foi escolhido para ser um dos hospitais a iniciar a terceira reforma hospitalar em Portugal”. Uma realidade que se deve "aos trabalhos realizados e sucessos que têm vindo a ser obtidos".



Segundo o administrador hospitalar, o HGO sempre foi caracterizado pela falta de recursos. No entanto, considera que "tem muitos serviços de alta resolução, como é o caso do de ORL".


Luís Antunes, Fernando Vaz Garcia e João Martins

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda