«Hora do Sol Saudável» contou com a participação de 11.500 crianças
A campanha “Hora do Sol Saudável”, uma iniciativa desenvolvida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, em parceria com a Garnier Ambre Solaire, com o apoio do Ministério da Educação e da Ciência, divulgou hoje as três escolas vencedoras da segunda edição do projeto, de acordo com o desafio lançado em abril: a criação de um vídeoclip original com o tema da campanha. A iniciativa visa sensibilizar as crianças do 1.º ciclo do ensino básico, público e privado de todo o país e ilhas, para a proteção solar e para a prevenção do cancro da pele.
O 1º prémio, no valor de 2.500 euros, foi atribuído à Escola Básica Fernando Teixeira Lopes em Alcabideche, Cascais. A Escola Básica do Primeiro Ciclo de Paderne ocupa o segundo lugar com um prémio de 1.000 euros, e o Jardim Escola João de Deus em Alvalade, Lisboa, ficou em terceiro lugar, ganhando um prémio no valor de 500€. O valor dos prémios deverá reverter para o melhoramento e/ou requalificação das instalações das escolas vencedoras.
O concurso foi oficialmente lançado no dia 20 de abril e as escolas interessadas puderam formalizar as suas candidaturas, através do site www.horadosolsaudavel.pt, até dia 8 de maio. Os trabalhos foram analisados entre 20 e 22 de maio, tendo em vista a seleção dos três trabalhos vencedores que são hoje divulgados.
No total, mais de meio milhão de alunos das escolas do 1.º ciclo do ensino básico de todo o país e ilhas foram convidados, via Ministério da Educação e da Ciência, para participar na iniciativa “Hora do Sol Saudável”. Foram envolvidas mais de 10 mil crianças, que receberam um kit informativo sobre o tema como suporte à inscrição no concurso e à criação do videoclip, bem como produtos protetores da Garnier Ambre Solaire. O projeto contou com a participação de 511 escolas, de norte a sul do país, incluindo a Madeira e os Açores.