Cepheid Talks

Hospital CUF Cascais realiza reunião «Hepatite C – a cura»

O cirurgião Eduardo Barroso, os gastrenterologistas e hepatologistas Fernando Ramalho, Manuel Romero-Gómez, Irene Martins, Paula Ferreira, Rui Tato Marinho, e o deputado Ricardo Baptista Leite são alguns dos oradores da iniciativa, que se realiza no dia 1 de novembro.

Em discussão estão temas como “O que significa ter hepatite C – Programa de cura na CUF Cascais”, que terá a gastrenterologista e hepatologista desta unidade hospitalar, Paula Ferreira, como oradora. O também gastrenterologista e responsável pela unidade de hepatologia do Hospital de Santa Maria, Fernando Ramalho, abordará, por sua vez, a temática “Carcinoma Hepato Celular e Hepatite C”. Já o cirurgião Eduardo Barroso irá abordar o tema: “Transplante Hepático”.
 
A reunião, organizada pelo Hospital CUF Cascais, receberá também Rui Tato Marinho, o coordenador do Painel Consultivo para o Tratamento da Hepatite C do Infarmed e membro do Comité Científico de Estratégia Nacional para as Hepatites Virais da Direcção-Geral de Saúde, que irá falar sobre os “Benefícios da cura”. Seguir-se-á a participação do deputado Ricardo Baptista Leite sobre a “Estratégia Nacional”.
 
Por fim, e ainda antes do momento final de ponto de situação e conclusões, terá lugar o “À conversa com o especialista”, aquele que a organização prevê como um dos momentos altos do dia. O director da Unidade Clínica de Gestão Médico-Cirúrgica de Doenças Digestivas do Hospital Universitário de Valme, em Sevilha, Manuel Romero-Gómez, estará à conversa com Rui Tato Marinho.

Sobre Manuel Romero-Gómez

Manuel Romero-Gómez foi recentemente galardoado com o Prémio de Investigação Javier Benjumea Puigcerver, um prémio que reconhece o impacto científico do projecto apresentado pelo investigador sobre as vantagens do uso da ressonância magnética nos estudos do fígado, nomeadamente o quanto este recurso tecnológico indolor permite obter imagens muito detalhadas deste órgão, permitindo um diagnóstico muito preciso tanto para a inflação como para a fibrose.

Com uma carreira marcada pela realização de inúmeros e importantes estudos sobre o fígado, Manuel Romero-Gómez está ligado ao desenvolvimento de linhas de investigação na busca de novos alvos terapêuticos para a hepatite C, ao desenvolvimento de novos tratamentos para a encefalopatia hepática, novos métodos não-invasivos baseados em ressonância magnética, para a avaliação de danos no fígado de pacientes com doença metabólica, e novas abordagens na prevenção do cancro colo-retal.

O programa pode ser consultado AQUI.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda