Cepheid Talks

Hospital de Bragança vai ter novo Bloco Operatório e nova Central de Esterilização

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste vai fazer um investimento superior a 3 milhões de euros na Unidade Hospitalar de Bragança. As obras incluem a ampliação do Bloco Operatório, a construção de uma nova Central de Esterilização e ainda a remodelação do Laboratório de Patologia Clínica.

Trata-se de um projeto cujo investimento global ronda os 3 milhões de euros, financiado em cerca de 2,5 milhões por fundos comunitários, através do Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020.



A vontade do Conselho de Administração da ULSNE em realizar este investimento tinha já sido manifestado anteriormente, tendo-se agora concretizado o primeiro passo, com o auto de consignação da obra assinado esta terça-feira, no átrio principal da Unidade Hospitalar de Bragança.

O investimento permitirá a construção de raiz de um edifício com 3 pisos e uma área total de 711m2, fazendo a interligação entre o edifício principal do Hospital e o Serviço de Urgência Médico Cirúrgica, ao qual dará um apoio fundamental.

Bloco Operatório duplica área

O novo Bloco Operatório do Hospital de Bragança passará a dispor de 3 salas de operações (duas destinadas a cirurgia programada e uma para cirurgias urgentes), 2 salas de indução (anestesia), zona de recobro com 6 camas e diversos espaços de apoio.

Foi adiantado que a área do Bloco mais do que duplicará relativamente ao que neste momento funciona, "possibilitando uma maior capacidade de resposta, organização, conforto e segurança na prestação de cuidados ao doente cirúrgico".


Carlos Alberto Vaz, presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste

Relativamente à nova Central de Esterilização, será dotada de "circuitos totalmente independentes de transporte de materiais, assim como de circulação de pessoas, garantindo toda a segurança imprescindível nos procedimentos desta área".

Ainda no âmbito desta renovação do Hospital de Bragança, o Laboratório de Análises irá integrar "um moderno posto de colheitas, com 4 salas de recolha e uma ampla sala de espera, com 60m2". Uma valência que inclui laboratórios de microbiologia, bioquímica, imunologia, hematologia e imunohemoterapia, onde serão operacionalizados todos os exames de Patologia Clínica.



Hospital Público - jornal para profissionais de saúde, distribuído nos serviços e departamentos de todas as unidades hospitalares do SNS. 
Partilhar projetos e boas práticas, aproximar os profissionais, valorizar as equipas e o SNS.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda