Hospital de Cascais e Fundação Anouk dinamizam unidade de pediatria através da pintura

O Hospital de Cascais associou-se à Fundação Anouk, uma entidade que, através da pintura, procura dar vida e alegria aos hospitais. O objetivo é proporcionar um ambiente diferente às crianças que procuram cuidados de saúde nesta unidade hospitalar, em regime de ambulatório ou internamento. A cerimónia de inaguração desta iniciativa realiza-se amanhã, 5 de junho.

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, os pintores da Fundação Anouk e Margarida Prieto vão estar presentes nesta ação, com início marcado para as 12h00, e que assinala a nova imagem de diversos espaços pediátricos do Hospital de Cascais.

Procurando colorir um ambiente que, muitas vezes, provoca alguma ansiedade nas crianças, esta iniciativa é desenvolvida com o objetivo de criar uma envolvente próxima e relaxante para as crianças que estão internadas na unidade de pediatria, para as que recorrem ao Serviço de Urgência ou fazem as suas consultas de ambulatório regulares, visando desmistificar receios dos mais jovens em relação ao meio hospitalar. De acordo com vários estudos e segundo a própria perceção de equipas médicas, a recriação de um ambiente mais amigável tem um impacto positivo na recuperação dos doentes.

A Fundação Anouk pintou ao longo de seis semanas, e com recurso a sete pintores, murais temáticos inspirados, por exemplo, na música ou no mar, bem como nos personagens já utilizados na pediatria do Hospital.

Presente em diversos países, a Fundação Anouk desenvolve projetos adaptados às diferentes instituições de saúde com quem trabalha.

Imprimir