Hospital de Faro inaugura a Unidade Multidisciplinar de Insuficiência Cardíaca
“Este é um sinal que a melhoria pode ser paulatina, pode ser lenta, mas contínua", afirmou o diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, Álvaro Almeida, durante a abertura da nova valência da Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve: a Unidade Multidisciplinar de Insuficiência Cardíaca.
Sublinhou ainda o responsável que "este momento, marca também o desígnio de um SNS cada vez melhor e sempre voltado para responder às necessidades da população e beneficiando do esforço de todos vós, daqueles que fazem o SNS”.
Segundo a ULS do Algarve, esta nova resposta vai permitir "tratar em Hospital de Dia episódios agudos, evitando internamentos ou recurso ao Serviço de Urgência, assim como possibilita uma reavaliação precoce após um episódio de descompensação".
E, nesse contexto, os doentes são "avaliados por uma equipa de especialistas, multidisciplinar, que define o seu plano terapêutico individualizado". A nova valência é coordenada pela cardiologista Raquel Menezes Fernandes e conta com os médicos de Medicina Interna Sérgio Gonçalves, Joana Pestana, Pedro Mendonça e Catarina Madeira, a médica de Nefrologia Ana Teresa Domingos, assim como com a enfermeira Maria do Carmo Campaniço.
Esta Unidade é considerada como "uma mais-valia para os doentes que acompanha, assegurando cuidados especializados, uma monitorização adequada, que permite ajustar os tratamentos às necessidades dos doentes, prevenir complicações, evitar idas às urgências e reduzir hospitalizações".
Durante a visita à Unidade Local de Saúde (SNS) do Algarve o Diretor Executivo aproveitou para conhecer alguns serviços, nomeadamente o Serviço de Urgência Geral, a Unidade de Cuidados Intensivos, a Unidade de AVC e o Serviço de Medicina Interna. A visita foi acompanhada pelo Conselho de Administração da ULS Algarve.