KRKA

Hospital de Ovar dá início ao DIGITAL.HOSP, envolvendo estudantes de Medicina do ICBAS

"Este é mais um importante passo na execução do HOSP: Hospital de Ovar sem Papel", assegura Luís Miguel Ferreira, presidente do Conselho Diretivo do Hospital de Ovar. 

Na opinião do responsável, este projeto "já se tornou uma referência no SNS português" e tal deve-se à "forma abrangente como olha para a desmaterialização de registos e processos, de forma segura, abrangente e segura".


O diretor clínico do Hospital de Ovar, Rui Lopes Dias, acolhe os estudantes José Daniel Martins e Soraia Beatriz Carnide

É nesse âmbito que arrancou agora o DIGITAL.HOSP, como resultado de uma colaboração com "as associações de estudantes de Medicina das diferentes universidades do país". O objetivo é permitir que alunos dos 4.º. 5.º e 6.º anos se possam deslocar ao Hospital Dr. Francisco Zagalo, em Ovar, "para um contacto mais próximo e real com o meio hospitalar, com os processos clínicos e seu conteúdo".

Iniciativa tem início com estudantes do ICBAS

No contexto do DIGITAL.HOSP, o Hospital de Ovar acolheu, há dias, o primeiro conjunto de quatro estudantes, oriundos do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto, que foram recebidos e devidamente enquadrados pelo diretor clínico, Rui Lopes Dias, e pela enfermeira-diretora, Mariana Fragateiro.

Os trabalhos são desenvolvidos por períodos mínimos de dois dias, "para procederem à elaboração de resumos clínicos dos processos clínicos em suporte papel ainda existentes na Instituição, com vista à sua desmaterialização".


Mariana Fragateiro, José Miguel Martins, Margarida Alexandra Figueiredo e Rui Lopes Dias

O processo é desenvolvido com todo o rigor necessário: "Os resumos clínicos elaborados pelos estudantes de Medicina, após acompanhamento e posterior avaliação e validação por uma equipa médica do Hospital, serão integrados na aplicação Sclínico, no Processo Clínico Eletrónico do respetivo doente."



A propósito desta iniciativa, o Hospital de Ovar faz questão de recordar que, "no âmbito do projeto HOSP, trabalha-se para a desmaterialização completa de registos e processos, com vista a tornar esta instituição de Saúde uma referência na iniciativa SNS sem Papel 2020, implementada pelo Ministério da Saúde e SPMS".

Quanto ao DIGITAL.HOSP, o arranque dificilmente poderia ser melhor, desde logo porque, no final desta primeira experiência, os estudantes do ICBAS terão manifestado a sua "grande satisfação pela participação na experiência". 



As inscrições para participar no projeto DIGITAL.HOSP estão abertas, podendo ser solicitados mais esclarecimentos através de: info.hosp@hovar.min-saude.pt 
A unidade hospitalar disponibiliza alojamento, refeições, certificado e colaboração em teses académicas. A duração varia entre 2 a 5 dias, "num período e datas à escolha dos estudantes".

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda