KRKA

Hospital de Ovar já tem Consulta de Geriatria: «É uma grande mais-valia para a região»

O Hospital Dr. Francisco Zagalo - Ovar (HFZ-Ovar) já tem disponível a Consulta de Geriatria. Esta nova valência permite dar "uma resposta mais atenta aos problemas dos doentes idosos", afirma Alexandre Rola, que coordena a equipa multidisciplinar envolvida nesta consulta.

O médico internista, com competência em Geriatria pela Ordem dos Médicos e uma pós-graduação em Geriatria Clínica pela Universidade do Porto, sublinha mesmo que "esta é uma grande mais-valia para a região e coloca o HFZ-Ovar no estrito grupo de unidades que disponibilizam uma consulta de geriatria".

"Tentar maximizar o potencial do doente"

Destinada a utentes a partir dos 65 anos, a consulta tem por base uma avaliação global do doente, "começando com uma primeira avaliação física, estado cognitivo, da marcha, e da capacidade funcional, podendo ser complementada com a avaliação psicológica, nutricional e social".
 
A partir desta avaliação, "o objetivo é tentar maximizar o potencial do doente, no sentido de melhorar a sua qualidade de vida, ainda que não o consigamos recuperar a 100 por cento", explica Alexandre Rola, e dá um exemplo:

"Através da revisão da medicação habitual, encaminhar o doente - rapidamente - para outras especialidades que seja preciso, ou estabelecer um plano de reabilitação/prevenção de quedas."


Alexandre Rola

O presidente do Conselho Diretivo do Hospital Dr. Francisco Zagalo - Ovar (HFZ-Ovar), Luís Miguel Ferreira, faz questão de explicar que esta medida se enquadra numa estratégia global da unidade hospitalar: "Continuamos a apostar na modernização, diversificação, maior integração na região e na rede de cuidados de saúde."

E, desta forma, indica que a nova valência "é, precisamente, uma nova resposta às necessidades da população, nesta lógica de proximidade que pauta a nossa ação diária".

A Consulta de Geriatria, que arrancou o mês passado, realiza-se semanalmente à segunda-feira (entre as 13h30 e as 15h30), sendo dirigida a todos os doentes com mais de 65 anos que cumpram os critérios de referenciação, "entretanto já apresentados nas unidades de saúde familiar da região".

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda