KRKA

Hospital de Sant’Ana, na Parede, pode ser visitado esta quinta-feira

Uma vez por mês o Hospital de Sant’Ana, na Parede, em cascais, abre as suas portas e recebe até 30 visitantes que queiram conhecer esta unidade hospitalar "que, em 1904, foi considerado um hospital de vanguarda em Portugal, nas suas diferentes vertentes: Arte, Arquitetura, Ciência e Saúde".

Tendo sido doado à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) em 1911, o Hospital de Sant’Ana (HOSA) funcionou inicialmente como um "sanatório marítimo para tratar meninas pobres atingidas pela doença que, no início do século XX, foi um autêntico flagelo social, a tuberculose".

Sublinha ainda a SCML que, "HOSA transformou-se numa referência nacional em ortopedia e, nas mesmas salas onde um dia se tratou a tuberculose, dão-se agora consultas de diversas especialidades, entre as quais cirurgia plástica, dermatologia, oftalmologia ou otorrinolaringologia, além de se fazerem intervenções cirúrgicas e exames auxiliares de diagnóstico".

Quanto à visita da próxima quinta-feira, os participantes poderão conhecer o Jardim de Inverno, "um espaço revestido de azulejos com motivos de plantas terapêuticas e portadas voltadas para o mar". Também a capela, de estilo neobizantino, e as galerias exteriores, em frente à água salgada, "para tirar partido do ar marítimo, do sol e do iodo, fatores essenciais para a recuperação dos doentes internados neste hospital" são outros espaços que a SCML destaca.

Para efetuar a inscrição, as pessoas interessadas deverão contactar o Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural e confirmar se existem vagas. Contactos: 213 235 421/ 824/233 /065.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda