KRKA

Hospital de Santarém realizou as primeiras cirurgias torácicas

No final do mês de novembro realizaram-se, no Hospital Distrital de Santarém (HDS), as primeiras cirurgias torácicas, "o que foi possível concretizar após a vinda de um cirurgião torácico", refere a unidade hospitalar. Uma conquista que faz parte de "um projeto mais abrangente", a criação de uma Unidade de Pneumologia Oncológica, que arrancou em outubro.



Segundo o diretor do Serviço de Pneumologia do HDS, Gustavo Reis, “a colaboração de um cirurgião torácico aporta enriquecimento à decisão terapêutica, capacidade de diagnóstico e de tratamento”. Deste modo, “além da atividade cirúrgica, a sua atividade contempla a realização de consulta externa e consultoria”.

Como tal, acrescenta o pneumologista, “outros serviços irão, de igual modo, beneficiar com a possibilidade de referenciação à consulta externa, obtenção de parecer em doentes internados e abordagem cirúrgica de patologia benigna, nomeadamente infeciosa”.


Cláudia Lares dos Santos, Gustavo Reis e João Santos Silva 

De acordo com Cláudia Lares dos Santos, responsável da Unidade de Pneumologia Oncológica, “a presença de um cirurgião torácico diminui o tempo de espera decorrente de referenciações sequenciais”.

E acrescenta: “parece mesmo aumentar a taxa de referenciação para cirurgia de resseção pulmonar com intuito curativo a qual, como sabemos, constitui o melhor tratamento que podemos oferecer a um doente com cancro do pulmão, quando há indicação para tal”.

João Santos Silva, o cirurgião torácico recentemente contratado pelo HDS, faz questão de salientar que “a cirurgia torácica pode intervir em diversas patologias e cenários, desde o doente com neoplasia pulmonar até ao doente internado por infeção respiratória ou traumatismo torácico”.



Assim, considera que esta colaboração permitirá "uma resposta mais atempada das situações de internamento, evitando transferências inter-hospitalares e tempos de espera, no melhor interesse do doente, permitindo o seu tratamento em Santarém, mais perto de casa e da família, sem desperdício de recursos”.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda