KRKA

Hospital Dona Estefânia festeja 140 anos com as crianças e famílias

Além do recente Congresso Multidisciplinar, o Hospital Dona Estefânia organizou um dia dedicado especialmente aos mais novos. Em declarações à Just News, João Falcão Estrada, pediatra e coordenador do evento, explica que as muitas brincadeiras e jogos tiveram o foco na promoção da saúde e prevenção de acidentes.



Desenhos, jogos e trampolins foram algumas das iniciativas do "Open Day – Formação em Segurança para as Famílias", que juntou pais e filhos no Hospital Dona Estefânia – Centro Hospitalar Lisboa Central (HDE-CHLC), no passado dia 30 de setembro, tendo também contado com a participação de membros da Liga dos Amigos do Hospital Dona Estefânia (LAHDE).

Ao longo de toda a manhã, as crianças e os pais tiveram ainda a oportunidade de participar no peddy-paper histórico-cultural “Os caminhos das Rainhas”, na feira de atividades "Segurança Infantil" e nos “Caminhos de Jacinta”, um percurso histórico-religioso de Santa Jacinta.



No final, João Falcão Estrada fez um balanço “muito positivo” da iniciativa. “A participação das crianças e das famílias, assim como das entidades que apoiaram o Open Day, foi de grande entusiasmo”, referiu.


Representantes de todas as equipas que participaram no peddy paper

Brincar... com saúde e segurança


Todas as atividades tinham como propósito promover a saúde e a segurança dos mais pequenos: “No peddy-paper, uma das estações foi organizada por médicos e enfermeiros, que deram treino de suporte básico de vida. Em outro caso, alertava-se para a importância do consumo de água".



Ao longo do dia também se realizaram "jogos de segurança nas diversas divisões da casa, na cadeira do carro, entre outras”, segundo o médico pediatra.

Para sensibilizar para a importância de uma alimentação saudável, tanto os mais novos como os mais velhos puderam comer uvas, cenouras, tomate cherry, peras e maçãs, em vez de doces.


Rita Coelho (presidente da LAHDE), Ana Rita, Manuela Mendes (vice-presidente da LAHDE), Nicolau Ferreira (voluntário) e João Falcão Estrada.

João Falcão Estrada faz questão de sublinhar que é habitual o hospital realizar "várias outras atividades do mesmo âmbito formativo-lúdico ao longo do ano".

Nesse sentido, assegura que os profissionais estão empenhados "em repetir o conceito Open Day no próximo ano". E acrescenta: "Consideramos que a promoção da saúde infantil e a prevenção de acidentes são uma das áreas em que o Hospital Dona Estefânia, como maior hospital pediátrico do país, tem uma responsabilidade acrescida".



Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda