Hospital Pediátrico de Coimbra celebra 40 anos de «infinita dedicação»

Assinalou-se, no passado dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, o 40.º aniversário da abertura do Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC). Também se comemoraram, na mesma data, os 100 anos do ensino da Pediatria em Portugal e os cinco anos do novo edifício do HPC.



"Aumentar as consultas e a cirurgia ambulatória"

Na sessão comemorativa, Jorge Saraiva, diretor do Departamento Pediátrico do HPC, adiantou que o principal objetivo do hospital “é aumentar as consultas e a cirurgia ambulatória, internando o mínimo indispensável e reduzindo o acesso indiscriminado ao serviço de urgência”.



“Infinita dedicação a cuidar das crianças e adolescentes”

Segundo aquele responsável, em 1977, ano em que foi inaugurado o HPC, agora integrado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), os objetivos eram já muito claros:

“Assegurar cuidados hospitalares às crianças, privilegiando o ambulatório, minimizando a duração do internamento, assegurando cuidados integrais, de saúde e outros, como a escola ou o Serviço Social, a permanência das mães ou dos pais, a cooperação com outros hospitais, os cuidados de saúde primários e a gestão eficiente e o ensino."



Jorge Saraiva realçou que o lema do HPC -- “Infinita dedicação a cuidar das crianças e adolescentes” -- serviu e continuará a servir "para enquadrar uma prática clínica, de investigação e de ensino, que o colocou e o irá manter no nível de excelência” e em que, nas suas palavras, “é necessário continuar a apostar”.



Uma equipa onde as diversas competências são valorizadas

Aquele responsável garantiu que “Coimbra continua a dispor de um Hospital Pediátrico de nível europeu”, sendo fundamental prosseguir o trabalho desenvolvido em equipa ao longo dos 40 anos, que foi conhecendo muitos “invernos”, mas também algumas “primaveras e verões”.

O diretor do Departamento Pediátrico do HPC sublinhou ainda que o hospital não é feito só por médicos, sendo necessário reconhecer o trabalho de outros profissionais, entre os quais os administradores e os enfermeiros.


A excelência nos cuidados prestados é assegurada por uma equipa multifacetada, focada no bem-estar das crianças e dos adolescentes.

O HPC é o primeiro hospital para 80 mil crianças e o hospital de referência para 300 mil. Em 2016, realizou 122 mil consultas médicas, 65 mil atendimentos urgentes, 3900 internamentos e mais de 900 cirurgias urgentes.


Manuela Mota Pinto (vogal do Conselho de Administração do CHUC), Jorge Saraiva, Ana Rosete (administradora hospitalar do CHUC), Eugénia Morais (enfermeira supervisora do HPC), Fernando Regateiro, Inês Balacó, Noémia Calado, José Tereso, Francisco Parente (diretor clínico do CHUC).

"um dos pilares da Pediatria portuguesa”

A sessão comemorativa contou com as intervenções de Inês Balacó, presidente da Associação de Saúde Infantil de Coimbra (ASIC); de José Manuel Tereso, presidente da ARS do Centro; de João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra; e de Fernando Regateiro, presidente do Conselho de Administração do CHUC.

Intervieram ainda nesta sessão outros responsáveis: Fernanda Rodrigues, presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP); José Manuel Lopes dos Santos, presidente do Colégio da Especialidade de Pediatria da Ordem dos Médicos; e Lina Pereira, presidente da Mesa do Colégio da Especialidade de Saúde Infantil e Pediátrica da Ordem dos Enfermeiros.



Os convidados frisaram a excelência dos cuidados prestados, referindo que o HPC é “um dos pilares da Pediatria portuguesa”, que é “uma das instituições-chave do CHUC” e que “fez escola” na Pediatria portuguesa.

No âmbito da cerimónia comemorativa, Gonçalo Cordeiro Ferreira proferiu uma palestra sobre “Hospitais pediátricos em Portugal” e Henrique Carmona da Mota dissertou sobre a instituição de que foi o primeiro diretor clínico.


Junto de uma das entradas do hospital foi reinaugurada a escultura de Cabral Antunes intitulada “A Maternidade”, agora recriada por Vasco Berardo, que contou com o apoio e investimento da Fundação Luso.


No decorrer da cerimónia foi ainda inaugurada uma galeria de fotos de ex-diretores clínicos do HPC.



Podem ser consultadas mais fotos do 40.º aniversário do Hospital Pediátrico de Coimbra na Galeria de imagens.






No âmbito do 40.º aniversário do Hospital Pediátrico do CHUC, o Jornal Médico publica, na edição de junho, um Suplemento dedicado à Criança, que reúne um conjunto de artigos envolvendo profissionais desta unidade hospitalar.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir