KRKA

Hospitalização Domiciliária em Santarém: 128 doentes «internados no conforto do seu domicílio»

Desde junho do ano passado que o Hospital Distrital de Santarém (HDS) tem em funcionamento a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD). Esta valência permite que os doentes que reúnem um determinado conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos possam estar "internados no conforto do seu domicílio", salientou hoje a unidade hospitalar, revelando que "a cobertura geográfica tem vindo a ser alargada".

Assim, neste momento, a UHD interna doentes no concelho de Santarém, "mas também noutros locais, nomeadamente Alpiarça, Almeirim, Rio Maior e Cartaxo". Até ao final do mês de outubro de 2020, foram internados 128 doentes, percorridos 41.864 quilómetros, e realizadas 1.818 visitas por enfermeiros e 420 por médicos. 



De acordo com a unidade hospitalar, ao longo deste período os diagnósticos mais frequentes foram, em primeiro lugar, a infeção do trato urinário (pielonefrite, cistite), seguindo-se a infeção do trato respiratório (pneumonia), a erisipela, as otities e a úlcera/ferida infetada.

“Os doentes que têm beneficiado desta alternativa ao internamento convencional têm-se mostrado muito satisfeitos", adianta Yahia Abuowda, especialista em Medicina Interna, que integra o projeto desde 2019.

O médico, que está neste momento em exclusividade na UHD, manifesta a sua satisfação em existirem "cada vez mais médicos de diferentes especialidades a referenciar à UHD".


Yahia Abuowda e Ilda Veiga

Ilda Veiga, coordenadora de enfermagem do projeto, destaca que uma das mais-valias é sobretudo o facto de os “doentes estarem em casa e, portanto, defendidos de contrair infeções associadas aos cuidados de saúde”.

A responsável acrescenta anda que, neste momento de pandemia, outra vantagem da hospitalização domiciliária "é justamente aumentar a capacidade de vagas e camas hospitalares, assim a área geográfica o permita".


Elementos da equipa

A equipa conta neste momento com um médico em dedicação exclusiva e tem a colaboração de outros seis médicos e seis enfermeiros. Entre as 00h00 e as 8h00 está um médico e um enfermeiro de prevenção para qualquer necessidade. Esta valência do Hospital de Santarém tem ainda o apoio do Serviço Social, da Farmácia e da administradora hospitalar responsável pelo Departamento de Medicina.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda