KRKA

HPV 2015: congresso mundial reuniu em Lisboa especialistas de 127 países

O 30th International Pappilomavirus Conference (HPV 2015), que decorreu de 17 a 21 de setembro, em Lisboa, foi, segundo Rui Medeiros e Maria Clara Bicho, respetivamente, presidente e vice-presidente da Comissão Organizadora local, “um sucesso”. Em declarações à Just News, afirmaram que se tratou “do melhor congresso de papilomavírus organizado até hoje".



O Centro de Congressos de Lisboa acolheu, entre ginecologistas, dermatologistas, otorrinolaringologistas, investigadores, professores universitários, e outros, mais de 1800 pessoas, provenientes de 127 países. “Conseguimos concentrar neste espaço os melhores especialistas de todo o mundo”, disse, com contentamento, a ginecologista Maria Clara Bicho.



Também os objetivos a que a organização inicialmente se propôs e que passaram pela globalização dos conhecimentos sobre o HPV, quer em termos geográficos, quer anatómicos, foram largamente cumpridos. “O sucesso é grande, as sessões foram muito participadas e de excelente qualidade científica, com grandes novidades nesta área”, afirmou o oncologista Rui Medeiros.

Quando questionado acerca das novidades, este especialista referiu que foi apresentada uma nova vacina contra o HPV e discutida a razão pela qual o vírus permanece nos tecidos e origina cancro em apenas alguns indivíduos. “A evolução do vírus para cancro é confinada por vários fatores, como o próprio estilo de vida e a origem genética de cada pessoa”, explicou.

Maria Clara Bicho avançou, ainda, que a Sociedade Portuguesa de Papilomavírus lançou uma proposta para que seja criado o Dia Mundial do HPV que, a ser aprovado, passará a ser assinalado a 21 de março.









seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda