KRKA

Humanização dos cuidados de saúde: Comissão de Ética do CHSJ/FMUP celebra 30 anos

O Serviço de Humanização do Centro Hospitalar de São João (CHSJ) organiza, dia 29 de junho, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, as suas jornadas anuais, dedicadas à Humanização, Ética e Cultura.

O evento arranca com a mesa redonda "Humanização a 4 mãos", presidida por Walter Osswald, professor jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e um dos fundadores da Bioética em Portugal. Neste painel os vários oradores darão as perspetiva do voluntariado, da gestão, da Enfermagem e da Medicina.

A outra mesa redonda do programa, intitulada "Linguagens de humanização e cultura", será moderada por Maria Amélia Ferreira, diretora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. O painel integra igualmente oradores com diferentes visões, neste caso, no âmbito da fotografia, música, teatro e cinema.



As VIII Jornadas de Humanização integram ainda a sessão comemorativa do 30º aniversário da Comissão de Ética do CHSJ e da FMUP. Na cerimónia está prevista a participação do presidente do Conselho de Administração do CHSJ, da directora da FMUP, do presidente da ARS Norte e do secretário de Estado adjunto e da Saúde.

No âmbito desta sessão, e além de uma intervenção musical a cargo do Quarteto Sporaden, será proferida a Conferência “Para uma assistência humanizada: missão de sempre, desafios de hoje”, por Maria do Céu Patrão Neves, professora catedrática de Ética com formação específica no domínio da Ética aplicada à Vida e consultora para a Ética da Vida do Presidente da República.

O programa pode ser consultado aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda