Humanização hospitalar: São Francisco Xavier celebra 10 anos do projeto Hospital das Artes
A Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental (ULSLO) celebra, esta quarta-feira, o 10.º aniversário do projeto Hospital das Artes no Hospital de São Francisco Xavier, uma ideia lançada e implementada por Luís Campos, que dirigiu o Serviço de Medicina nesta unidade hospitalar entre 2003 e 2021.
O médico internista será, aliás, um dos oradores convidados para a sessão que tem início às 10h00, no Auditório da Faculdade de Medicina da Universidade NOVA, e cuja intervenção intitula-se precisamente "A Arte na Humanização dos Cuidados de Saúde".
Para Luís Campos, que atualmente preside ao Conselho Português para a Saúde e Ambiente, "o ambiente para a cura é essencialmente uma questão de cultura, de conhecimento e de compromisso com os nossos doentes e profissionais, de lhes proporcionarmos as melhores condições para os actos de cuidar e de ser cuidado".
Luís Campos no HSFX, em 2019, a propósito de uma reportagem realizada pela Just News sobre o projeto Hospital das Artes
Marinheiros da Esperança
No evento de amanhã será também inaugurado o primeiro mural do projeto Marinheiros da Esperança, que junta Pediatrias de todo o SNS na "promoção da humanização dos cuidados às crianças e jovens internados, também através da expressão artística, consciencializando para a preservação dos oceanos".
Adianta ainda a ULSLO que este projeto tem o apoio da Marinha Portuguesa e do Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (CP-COI), sendo promovido internamente pelo Serviço de Pediatria e pelo Núcleo de Humanização da Comissão de Qualidade e Segurança da ULSLO.
Da autoria do ilustrador Jaime Ferraz, este mural, pintado junto à ala pediátrica do Hospital de São Francisco Xavier, visa "celebrar a imaginação das crianças e a proteção dos oceanos, iniciando um novo ciclo de arte no perímetro da ULSLO".
Alargamento do projeto
Com a celebração de quarta-feira, a ULS pretende "sublinhar o papel da expressão artística na promoção da humanização, saúde e bem-estar na esfera dos cuidados de saúde". Mas não só. Representa também o "início simbólico iniciando-se do seu alargamento a toda a Unidade Local de Saúde".
A sessão contará também com a intervenção de Nuno Basílio, diretor para os Cuidados de Saúde Primários da ULSLO, de João Pinharanda, diretor do MAAT, e de Maria Edite Pereira, educadora de infância da ULSLO responsável pela dinamização do projeto Marinheiros da Esperança na unidade.
A sessão de encerramento estará a cargo do Coordenador da Comissão Nacional para a Humanização dos Cuidados de Saúde no Serviço Nacional de Saúde, Fernando Regateiro, seguindo-se um momento musical com os profissionais da ULSLO e a inauguração do mural do projeto Marinheiros da Esperança.
Numa altura em que se assinalam os seis meses da ULSLO, é apresentada também a nova imagem e funcionalidades da app MyULSLO, canal privilegiado de comunicação com os utentes.
Trabalhos de alguns dos artistas representados no Hospital das Artes: