KRKA

Identificação de comportamentos violentos em estudantes universitários: Violentómetro vai ser distribuído na UTAD

Na próxima quinta-feira, 24 de novembro, realiza-se na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) uma iniciativa que visa alertar os estudantes universitários para a identificação, prevenção e denúncia de comportamentos violentos. O Violentómetro resulta de um processo de investigação cujo objetivo é "identificar comportamentos violentos quotidianos, alertar sobre eles e evidenciar o risco a que se expõem mulheres e homens".

A ação partiu da Direção do Curso de Psicologia da UTAD e encontra-se integrada num conjunto de atividades que pretendem assinalar na UTAD o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) associou-se a esta iniciativa, bem como a Câmara Municipal de Vila Real, através do projeto Mais Social.

Ricardo Barroso, docente e investigador da UTAD, e especialista na área da psicologia clínica e justiça, recorda que vários estudos têm identificado que a violência física e psicológica se apresenta muitas vezes de forma dissimulada, manifestada, por exemplo, em cenas de ciúmes e ameaças associadas, em chamadas constantes para o telemóvel, ou em proibições da forma de vestir.

Esclarece o especialista que “muitos destes comportamentos decorrem de papéis de género transmitidos desde muito cedo, aprendidos e reforçados quotidianamente, e isso permite que, em muitas ocasiões, se gerem situações de violência de diferentes tipos". Assim, face a este cenário, "importa consciencializar as pessoas para estes comportamentos violentos desde as suas primeiras ocorrências, impedindo a que eles ocorram ou que continuem a manifestar-se”.

É neste contexto que surgiu o Violentómetro, que resulta de um processo de investigação cujo objetivo é "identificar comportamentos violentos quotidianos, alertar sobre eles e evidenciar o risco a que se expõem mulheres e homens".

A UTAD adianta que o Violentómetro foi adaptado de um modelo desenvolvido por uma universidade mexicana, e consiste num material gráfico e didático em forma de régua, no qual se visualizam manifestações implícitas e explicitas de violência, algumas delas tornadas naturais no quotidiano e na sociedade. 


“Trata-se de uma ferramenta de sensibilização que visa ajudar na deteção, alerta e denúncia deste tipo de situações que afetam a liberdade e tranquilidade de mulheres e homens, que ocorrem nas relações interpessoais e que podem ser experienciados nos contextos escolares, laborais e nas relações de intimidade”, acrescenta o investigador.

Tendo em conta estas preocupações, os estudantes do Núcleo de Psicologia da UTAD farão a distribuição do Violentómetro junto dos seus colegas. A ação decorre na UTAD, das 10 às 12h no Pólo I da Escola de Ciências Humanas e Sociais; na Biblioteca e na Escola de Enfermagem/Ciências da Saúde.


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda