KRKA

Cuidar com Humanitude: «necessidade de uma mudança de paradigma nas instituições de saúde»

Os autores da Metodologia de Cuidar Humanitude, Yves Gineste e Rosette Marescotti, e os responsáveis pela sua implementação em unidades de cuidados, em Portugal e no Japão, vão participar na II Conferência Internacional Cuidar com Humanitude. O evento, que se realiza dia 18 de setembro, é organizado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), através da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem, e conta com o apoio do Instituto Gineste-Marescotti Portugal.

De acordo com a comissão organizadora, o evento pretende ser "um espaço de partilha de experiências e pontos de vista", onde os participantes irão expor "os seus saberes, experiências e resultados obtidos, para uma reflexão conjunta sobre a necessidade de uma mudança de paradigma nas instituições de saúde".

Entre outros oradores, a reunião conta com a presença de Miwako Honda, diretora clinica do serviço de Medicina Geriátrica do Centro Hospitalar Universitário de Tokyo, que vai apresentar os resultados da implementação da Metodologia de Cuidar Humanitude no Japão.

No âmbito da II Conferência Internacional Cuidar com Humanitude realiza-se, dia 15 de setembro, o workshop "Comer, um ato de vida”: a Gastronomia Holística", que será apresentado pela enfermeira Sabine Soubielle, diretora do IGM Restauração e consultora na área da nutrição. Esta formação visa "fazer refletir sobre a problemática da desnutrição e das dificuldades na alimentação de pessoas dependentes e com alterações cognitivas, e de como transformar as refeições destas pessoas em momentos de prazer".

Promover uma "verdadeira relação de confiança"

Na apresentação do evento, são prestados alguns esclarecimentos relativos à Metodologia de Cuidar Humanitude, nomeadamente:

"Promove o respeito pela pessoa cuidada, pela sua liberdade e autonomia, proscrevendo intervenções em força ou não consentidas. Enfatiza técnicas que profissionalizam e facilitam a relação entre o cuidador e a pessoa cuidada, favorecendo o estabelecimento de uma verdadeira relação de confiança. Promove o bem-estar das duas pessoas em presença: da pessoa cuidada, por ser bem cuidada, e do cuidador, pelos resultados imediatos dos cuidados que presta."


Para mais informação: confhumanitude@esenfc.pt

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda