Cepheid Talks

II Encontro do CRI Porto Oriental: debater as práticas e projetos dinamizados no campo das dependências

A ARS Norte vai organizar, dias 15 e 16 de maio, no Auditório Municipal de Gondomar, o II Encontro do CRI Porto Oriental, promovido pelo DICAD (Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências)/CRI Porto Oriental. O evento, subordinado ao tema “Evocar o passado, preparando o futuro: 20 anos a cuidar”, assinala os 20 anos da ET (Equipa de Tratamento) de Gondomar.

Este Encontro visa "refletir e partilhar com as várias Redes Sociais abrangidas territorialmente por esta Unidade de Intervenção Local do DICAD, as práticas profissionais e os projetos sociais dinamizados nas diferentes áreas de intervenção (Prevenção, Tratamento, Reinserção Social e Redução de Riscos e Minimização de Danos) no campo das dependências e comportamentos aditivos, abrangendo ainda os restantes profissionais que integram a ARS Norte".

A sessão de abertura contará com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Gondomar Marco Martins, do presidente do Conselho Diretivo da ARS Norte, Luís Castanheira Nunes, do diretor-geral do SICAD, João Goulão, do coordenador regional da DICAD, Adelino Vale Ferreira, e do coordenador do CRI Porto Oriental, Jorge Barbosa.

Antes ainda da sessão de abertura realiza-se a conferência "Da proibição à tolerância: a trajetória política no campo dos comportamentos aditivos das dependências", a ser proferida por Jorge Barbosa, coordenador do CRI Porto Oriental.

Temas das mesas redondas:
Intervenções Terapêuticas: experiências e perspetivas
Particularidades da atuação no campo dos comportamentos aditivos e dependências
Prevenir, Reinserir e Reduzir Danos
Descentralizar para aproximar
Novos desafios profissionais em contexto de crise social
Intervenção comunitária: abordagens e respostas integradas

O programa pode ser consultado aqui.

Contacto: mferreira@arsnorte.min-saude.pt

O Centro de Respostas Integradas (CRI) do Porto Oriental é uma Unidade de Intervenção Local do Instituto da Droga e Toxicodependência, I.P., que tem como missão promover a redução do consumo de drogas lícitas e ilícitas, bem como a diminuição das toxicodependências no território que agrupa os concelhos localizados na zona oriental do distrito do Porto (Gondomar, Valongo, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Lousada, Felgueiras e freguesias do Bonfim, Campanhã e Santo Ildefonso do concelho do Porto).

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda