Imagiologia coronária: Serviços de Cardiologia ibéricos promovem reunião no Hospital Garcia de Orta
O Serviço de Cardiologia do Hospital Garcia de Orta (HGO), dirigido por Hélder Pereira, já tem uma tradição na organização de reuniões na área da Imagiologia Coronária.
A unidade hospitalar promoveu, há dias, um curso mais internacional e abrangente, intitulado "Advances in Intravascular Coronary Imaging" e organizado em parceria com o Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), liderado por Fausto Pinto, e o Serviço de Cardiologia do Hospital Clinico San Carlos, em Madrid, cujo responsável pelo grupo de investigação em Imagiologia é Javier Escaned.
Melhorar a intervenção na área cardiovascular
Em entrevista à Just News, Fausto Pinto contou que já há alguns anos que se interessa pela área da Imagiologia Cardiovascular, tendo iniciado esta técnica num período em que esteve nos EUA (entre o final dos anos 80 e o início dos anos 90), na altura em que desenvolveu a sua tese de doutoramento, que se baseou no estudo da doença coronária nos doentes transplantados. É do seu interesse divulgar esta área e desenvolvê-la ainda mais no serviço que dirige.
“É um curso muito prático, com casos ao vivo e discussões ativas e que tem como objetivo, acima de tudo, ser um fórum de troca de experiências e de afinação de protocolos“, acrescentou o cardiologista, também presidente cessante da Sociedade Europeia de Cardiologia. E sublinha que “é possível contribuir para a melhoria da intervenção na área cardiovascular através do uso de metodologias intravasculares, quer de imagem, quer de avaliação funcional”. 
Este curso contou com o apoio da Philips Volcano e dividiu-se em duas partes. A primeira, que decorreu em Porto Salvo, dirigiu-se a técnicos e enfermeiros da Cardiologia de Intervenção e a segunda, que teve lugar no Hospital Garcia de Orta, foi direcionada para cardiologistas de intervenção.
O programa da segunda parte do curso incluiu a abordagem de dois métodos de imagem -- ecografia intracoronária e tomografia de coerência ótica (OCT) --, bem como de duas metodologias que permitem efetuar uma avaliação funcional das lesões coronárias -- a fractional flow reserve (FFR) e a wave-free ratio (iFR).
Hélder Pereira destaca que foram escolhidos casos que conseguissem dar uma perspetiva, em crescendo, das várias potencialidades da ecografia intravascular. “Começámos com um caso de bifurcação, a que se seguiu um caso de tronco comum calcificado e tratado com Rotablator e, finalmente, um caso de oclusão crónica”, mencionou.
Observou ainda que “os casos ao vivo são muito didáticos, na medida em que permitem uma ampla discussão, muito prática, entre os vários participantes, sendo uma forma muito boa de complementar as palestras e os casos clínicos pré-gravados”.
O diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital Garcia de Orta faz um balanço muito positivo do curso, admitindo ter excedido as expectativas. “Pela primeira vez, organizámos um curso com uma participação tão elevada de especialistas estrangeiros. Na minha opinião, e na de quem esteve presente, a qualidade das palestras e dos casos em discussão foi de muito elevado nível”, referiu.
"Aprendemos uns com os outros"
Questionado sobre a importância de envolver outros serviços de Cardiologia, Hélder Pereira começa por afirmar que "o Serviço de Cardiologia do Hospital Garcia de Orta já tem uma tradição na organização de cursos de imagiologia e fisiologia intracoronárias". Por outro lado, "o Serviço de Cardiologia do Hospital de Santa Maria é um serviço universitário com um volume de intervenções muito elevado e com extensa experiência nas técnicas de avaliação intracoronária".
O especialista salienta o facto de que "há vários anos que colaboramos com a Faculdade de Medicina de Lisboa, recebendo alunos no nosso serviço. Finalmente, considero que temos todos a ganhar quando nos associamos e aprendemos uns com os outros. Juntando todos estes ingredientes, creio que tínhamos as melhores condições para levar para a frente o curso”.
Nos próximos anos, o local de realização do curso irá alternar, tendo sido definido que, em 2017, terá lugar no Hospital Clinico San Carlos, em Madrid.
Javier Escaned, Hélder Pereira e Fausto Pinto.


