«Este é o maior estudo internacional de tomografia axial computorizada cardíaca de sempre»
"O CONFIRM-2 será o maior estudo internacional de Tomografia Axial Computorizada (TC) Cardíaca de sempre", afirma Hugo Marques, radiologista do Grupo Luz Saúde, adiantando que a expectativa é que este estudo venha a incluir “até 15 mil doentes, com seguimento no mínimo até 5 anos. Neste momento, estão já incluídos 6.000 doentes, com mais de 400 eventos".
É com evidente satisfação que o médico, e responsável pela Unidade de Imagem Cardiovascular por TC e Ressonância Magnética (RM) do Hospital da Luz Lisboa, anuncia a participação do Serviço de Imagiologia da Luz Saúde neste estudo internacional, "sendo igualmente parte da comissão científica e consultiva do mesmo".
Esta participação tem lugar no âmbito do projeto UNICA - Unidade de Imagem Cardíaca e Vascular, dedicada ao estudo da doença coronária, e que tem Hugo Marques, Pedro de Araújo Gonçalves e António Ferreira como principais investigadores.
Enfarte do miocárdio: identificar doentes em risco
Em declarações à Just News, Hugo Marques, que é também presidente do Colégio da Especialidade de Radiologia da Ordem dos Médicos, destaca a importância da investigação da UNICA, que visa contribuir para prevenir enfartes de miocárdio, salientando que "cerca de 60 a 70% dos enfartes de miocárdio acontecem em doentes que não tiveram sintomas anteriormente".
Face a esta realidade, "é muito importante a capacidade da Tomografia Axial Computorizada (TC) coronária de identificar as pessoas em risco antes do evento agudo (enfarte), sobretudo pela capacidade de avaliação quantitativa da aterosclerose coronária, que permitirá utilizar a técnica para identificar estes doentes em risco, atuar sobre o risco e impedir os eventos."
É neste contexto que surge a participação da UNICA no estudo CONFIRM-2. Hugo Marques esclarece que “os dados recolhidos – informação imagiológica, laboratorial ou clínica - estão ser estudados quantitativamente por softwares de inteligência artificial, está a ser realizado o seguimento anual e registado qualquer evento ocorrido e respetiva informação relacionada - laboratorial, imagiológica ou clínica."
Relativamente aos benefícios para os doentes, este projeto procura, desta forma, "determinar de forma precisa quais os doentes com risco de enfarte, ou morte súbita cardíaca, prever a sua resposta às diferentes terapêuticas, por forma a evitar efeitos adversos e a determinar a terapêutica mais indicada para cada doente".
Na sua opinião, não restam dúvidas de que há um conjunto de elementos que fazem com que “este seja um estudo multicêntrico único” e indica quais são: “A utilização de métodos quantitativos de análise de placa coronária de cada individuo, que permitirá resultados específicos, a dimensão da amostra a estudar e a recolha compreensiva de dados clínico, laboratoriais e terapêuticos.”
Advanced Imaging Research Consortium
A UNICA é um dos três projetos desenvolvidos no âmbito do grupo AIRC - Advanced Imaging Research Consortium, coordenado precisamente por Hugo Marques. "Este consórcio é desenvolvido com base na imagem médica e contexto clínico, com especial foco nos métodos quantitativos de imagem, biomarcadores de imagem e inteligência artificial/aplicações de aprendizagem automática", explica.
Na sua opinião, não há qualquer dúvida de que "este é um campo que vai revolucionar a medicina, a partir do conhecimento baseado em imagens", acrescentando: "É fácil de entender que há mais informações numa imagem do que aquilo que se vê. A quantidade de informação contida num pixel é impossível de ser percebida pelo olho humano e pode ser de relevância clínica muito importante."
Além da UNICA, este consórcio reúne mais duas áreas de diferenciação e investigação do Departamento de Imagiologia da Luz Saúde:
- UIME - Unidade de Imagem Músculo-Esquelética, focada no estudo de patologias degenerativas da anca.
Principal investigador: Vasco Mascarenhas
- UIGU - Unidade de Imagem Génito-Urinária, que estuda o cancro da próstata.
Principal investigador: Adalgisa Guerra
2.º Congresso de Investigação
As várias vertentes do trabalho desenvolvido pelo Grupo AIRC - Advanced Imaging Research Consortium serão apresentadas no 2.º Congresso de Investigação do Hospital da Luz.
O evento, que decorrerá dia 21 de abril, no Auditório do Hospital da Luz Lisboa, permitirá, aliás, a partilha de diversas novidades relacionadas com os seis grupos de investigação do Grupo Luz Saúde.
O evento deste ano fica marcado pelo facto de estar ainda mais aberto ao exterior, em particular, a todos os profissionais de saúde com interesse na área da investigação. Entre outros temas, o programa inclui o debate sobre diferentes estratégias relacionadas com a captação de financiamento para a investigação.
O programa pode ser consultado aqui.