Cepheid Talks

IMM distinguido pela Associação Portuguesa Contra a Leucemia

Um projeto de investigação do Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, foi distinguido pela Associação Portuguesa Contra a Leucemia com a atribuição de uma bolsa de investigação com o valor de €40.000,00.

O projeto intitulado Preprogrammed versus stochastic clonal evolution of relapsing Acute Myeloid Leukaemia: Impact on disease development and therapeutic responses vai analisar por que razão as subpopulações de células cancerígenas no sangue humano que conduzem ao reaparecimento da leucemia resistem in vivo a tratamentos clínicos relevantes. Em última análise, os resultados vão contribuir para que a área de investigação em cancro possa combinar e a desenvolver terapias diferentes para atingir melhores resultados clínicos em doentes com leucemia mieloide aguda.

A chave para se obterem melhores resultados e a cura a longo prazo é aprender como se pode prevenir a recidiva. Assim, o primeiro passo é compreender como é que uma pequena fração das células tumorais escapa frequentemente da terapêutica quando o cancro se torna mais agressivo. De acordo com Håkan Norell, investigador sénior no Bruno Silva-Santos Lab no IMM e investigador principal este projeto de investigação, esta bolsa de investigação vai permitir que a equipa "entenda por que é que certas células leucémicas resistem a terapias específicas, permitindo assim desenvolver estratégias que possam no futuro neutralizar a fuga do tumor."

Para este projeto, a equipa de investigação do IMM — constituída por Håkan Norell, Bruno Silva-Santos (diretor de laboratório no IMM), Francisco Caiado (Pós-doc no Bruno Silva-Santos Lab) e Tânia Carvalho (diretora do Laboratório de Histologia e Patologia comparada do IMM) — vai trabalhar em estreita parceria com Maria Gomes da Silva (diretora do departamento de Hematologia no IPO de Lisboa) quem irá supervisionar a equipa de clínicos responsáveis pelo acompanhamento dos doentes com leucemia mielóide aguda no IPO.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda