KRKA

Impacto psicológico da psoríase: «Queremos encorajar os doentes a procurarem ajuda especializada»

Uma em cada quatro pessoas que vive com doença psoriática apresenta sinais de depressão, e cerca de 48% têm distúrbios de ansiedade, de acordo com dados divulgados pela Federação Internacional das Associações de Psoríase (IFPA).


"A natureza crónica da psoríase e a inflamação sistémica afeta a vida dos doentes em muitos aspetos além da pele", afirma Jaime Melancia, presidente da PSOPortugal - Associação Portuguesa da Psoríase.

De acordo com o responsável, "apesar de não contagiosa, causa um forte estigma social, que leva, em muitos casos, ao isolamento e, por isso, aumenta o risco de perturbações mentais, como a depressão ou distúrbios de ansiedade”.

E acrescenta: "Por isso, neste Dia Mundial da Psoríase (que se assinala hoje, 29 de outubro), queremos alertar para o impacto psicológico significativo da psoríase, sensibilizar a sociedade e encorajar os doentes a procurarem ajuda especializada".

Juntamente com a farmacêutica LEO Pharma e a IFPA, o objetivo da iniciativa passa precisamente por "alertar para a importância da saúde mental das pessoas que vivem com psoríase". A mensagem central é clara: "A prevenção e o diagnóstico da doença mental em pessoas com psoríase devem ser uma prioridade para alcançar um bem-estar geral, a nível físico, mental e social."



"Tratar a psoríase não é tratar apenas a doença"

De acordo com Christian Taveira, medical advisor da LEO Pharma Portugal, é importante transmitir a ideia de que "tratar a psoríase não é tratar apenas a doença".

Fazendo questão de sublinhar que "o impacto psicossocial da psoríase deve ser tido em conta no processo de gestão e controlo da doença", adianta que além da "aposta em soluções inovadoras", a LEO Pharma pretende continuar a apoiar "programas de educação e iniciativas que contribuem para a diminuição do estigma associado à psoríase".

A psoríase está associada a altas taxas de depressão e distúrbios de ansiedade, baixa autoestima e com impacto a nível laboral, nas relações interpessoais e na intimidade. Por esse motivo, o tema de 2022 para o Dia Mundial da Psoríase é “Unidos Para Atuar” na defesa da saúde mental e do bem-estar de quem vive com esta doença crónica.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda