KRKA

Imunoalergologia: mais de 100 comunicações científicas de «excelente qualidade»

Um total de 430 participantes e mais de uma centena de trabalhos marcaram a 39.ª Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), que decorreu entre 27 e 29 de setembro, na Figueira da Foz. “Este ano atingimos um número recorde com 105 comunicações científicas de excelente qualidade”, disse Elisa Pedro, presidente da SPAIC.

Elisa Pedro mostrava-se assim satisfeita com o balanço de mais uma reunião anual, cujo tema foi “Imunoalergologia: da Investigação à Prática Clínica”. “Contámos com 99 conferencistas e moderadores, sendo que 10 eram de outros países, como Espanha, Grã-Bretanha, França, Holanda e Suécia.”

A responsável salientou ainda o “Meet the Professor”, uma iniciativa que decorreu pela primeira vez e que, segundo afirmou, “a SPAIC irá tentar manter no próximo ano”. A mesa-redonda em parceria com a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia foi outro momento destacado na sessão de encerramento, assim como a 3.ª Corrida e Caminhada SPAIC-Mundipharma “Que a asma não te pare”, que decorreu no dia 29 de setembro, de manhã, tendo contado com 240 inscritos que percorreram os 8 km do percurso pela Marginal da Figueira da Foz.

Este não foi o único momento dedicado ao exercício físico. No âmbito de uma campanha intitulada “Vencer a asma”, a SPAIC colocou uma bicicleta com múltiplos assentos em frente ao local do evento para que a sociedade civil e os próprios congressistas pudessem pedalar junto à Marginal da Figueira da Foz.



Elisa Pedro aproveitou ainda o Encerramento para agradecer a presença do presidente de Honra, Filipe Inácio, e informou que a SPAIC nomeou, na Assembleia Geral do dia 28 de setembro, José Ferraz de Oliveira como sócio honorário da SPAIC.

A presidente da SPAIC conseguiu ver assim concretizado o principal objetivo da Reunião e que tinha destacado na carta de boas-vindas aos participantes. “Podemos ser excelentes, acrescentando espírito de investigação à nossa prática clínica, garantindo assim o acesso aos pódios da excelência que todos queremos e somos seguramente capazes de alcançar. É neste espírito que queremos que decorra esta nossa reunião, onde todos procuramos dar o que de melhor temos: o nosso conhecimento e experiência.”


Vencedores dos prémios

Ainda na sessão de encerramento, contou-se com Filipe Inácio, o presidente de Honra, que agradeceu a “amabilidade da SPAIC” por ter sido escolhido este ano, dizendo que foi “uma honra” ter participado em mais uma reunião.

A vice-presidente da SPAIC, Emília Nunes, enalteceu “o ambiente tão descontraído, onde se encontram tantos amigos” e Luís Delgado, past-president da SPAIC, relembrou que o European Academy of Allergy and Clinical Immunology (EACCI) 2019 vai ter lugar em Lisboa.

Ainda na mesa contou-se com a presença de Carmen Vidal, vice-presidente da Sociedade Espanhola de Alergologia e Imunologia Clínica. “Portugal e Espanha, juntos, devem trabalhar para dar a conhecer o nosso trabalho de excelente qualidade”.

No final, coube a Manuel Branco Ferreira, secretário-geral da SPAIC, a entrega dos prémios finais aos melhores trabalhos da Reunião.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda