KRKA

Imunoalergologia: reforçada a interligação entre serviços e unidades do país

Criada há 8 anos, a Associação de Serviços e Unidades de Imunologia (ASIA) realizou o seu Curso de Verão, pela primeira vez com o apoio científico da SPAIC.

Para Filipe Inácio, que dirige o Serviço de Imunoalergologia do CH de Setúbal, “é muito relevante” a aproximação entre a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) e a Associação a que atualmente preside, tendo sublinhado isso mesmo na sessão de abertura do evento, que decorreu no final do mês passado.


Alguns dos participantes no evento deste ano

Haveria também de afirmar que as reuniões regulares que vão acontecendo, envolvendo os responsáveis de praticamente a totalidade dos serviços e unidades de Imunoalergologia do país, “têm permitido promover a interligação entre todos e possibilitar uma maior noção da realidade da especialidade nas diversas regiões”.

Voz aos Internos

Tal como habitualmente, o Curso de Verão da ASIA dedicou o primeiro dia de trabalhos aos que se preparam para entrar na especialidade. Denominada VOAI (Voz aos Internos), esta parte do evento “é sempre organizada para os internos, sendo eles próprios os palestrantes e moderadores da sessão, ou seja, é feita por eles e para eles”, explica Filipe Inácio.

No âmbito da VOAI, foram entregues dois prémios:

“Melhor Up-to-date”, para Leonor Leão, do CH Universitário do Porto, premiando o trabalho “Relevância clínica da monossensibilização aos alergénios moleculares dos ácaros”.

“Melhor Comunicação”, para Filipa Semedo, do CH de Setúbal, e Joana Cosme, do CH Universitário de Lisboa Norte, que apresentaram “O contributo dos alergénios moleculares na escolha da imunoterapia a gramíneas e oliveiras”.



RISUS 2018

No segundo dia do Curso aconteceu a Reunião Interserviços e Unidades (RISUS), monotemática, para internos e especialistas, “abordando temas fundamentais da Imunoalergologia”.

De acordo com Filipe Inácio, “o objetivo é precisamente aprofundar os conhecimentos em determinadas áreas-chave, como é o caso da genética e do exposoma, para se compreender melhor a alergia”. Na edição deste ano foi debatida a temática “Ambiente, genoma e doença alérgica: caminhos de futuro”.


Filipe Inácio e Elisa Pedro, presidente da SPAIC


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda