Inauguração de exposição sobre a dádiva de sangue assinala Dia Nacional do Dador em Sangue

Este ano a Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro (ADASCA) vai comemorar o Dia Nacional do Dador de Sangue, assinalado dia 27 de março, com a realização da 1ª Exposição sobre a Dádiva de Sangue, em simultâneo com um concurso de desenho, com o lema  "Gestos simples que salvam vidas".

Além da exposição dos desenhos, que foram entregues à Associação até dia 20 de março, vão estar expostos artigos e objetos relacionados com a dádiva de sangue, nomeadamente algumas peças cedidas pelo Hospital do Baixo Vouga.

De acordo com Joaquim Carlos, presidente da Direção da ADASCA, o objetivo é que "se saiba como eram transportadas as dádivas de sangue há uns 30 anos", estando igualmente disponíveis "dois manequins equipados, um deles simulando o processo da dádiva de sangue, como ainda a passagem de um vídeo do IPST."

O Pelouro de Saúde da Câmara Municipal de Aveiro, o Serviço de ImunoHemoterapia do Hospital Baixo Vouga, a Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação são algumas das entidades convidadas pela ADASCA para participarem nesta primeira edição da exposição.

Os desenhos e os vários objetos vão estar expostos nas Galerias de Exposições da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, entre os dias 27 de março e 3 de abril. A entrada é livre.

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Dador de Sangue a ADASCA promove, dia 2 de abril, às 15h00, uma conferência sobre transfusão de sangue, tendo também como lema: "Gestos simples que salvam vidas". Lúcia Borges, diretora do Serviço de ImunoHemoterapia do Hospital do Baixo Vouga, abordará o tema "Do dador ao receptor". "Transfusão em cirurgia" e "Cuidar o doente submetido a transfusão sanguínea" são os dois outros temas que serão desenvolvidos por elementos da equipa pluridisciplinar do Centro Hospitalar Baixo Vouga.

Imprimir