Cepheid Talks

Indra testa «andarilho inteligente» para facilitar a mobilidade a idosos

Os idosos da residência “Ciudad de Matrimonios Ancianos Nuestra Señora del Carmen”, localizada em Ciudad Real, vinculada ao Ministério da Saúde e Assuntos Sociais de Castilla-La Mancha, foram os primeiros a experimentar o protótipo de um "andarilho inteligente" desenvolvido pela Indra que, "através da incorporação de diferentes tecnologias, permite melhorar a mobilidade de idosos em ambientes urbanos e desestruturados, melhorando a sua autonomia e confiança".

O protótipo foi desenvolvido no âmbito do projeto europeu de I+D+i Dali (Devices for Assisted Living). Em comunicado, é referido que a Indra "coordenou a integração dos diferentes sistemas que formam o protótipo, como câmaras e sensores, que ajudam a preencher as lacunas dos seus utilizadores". A plataforma utiliza diversas formas de interação visual, auditiva ou vibratória, "de forma a ir ao encontro de todas as necessidades dos utilizadores".

É ainda acrescentado que a residência Nuestra Señora del Carmen foi selecionada pela Indra para o projeto piloto em Espanha, tendo em conta que os seus residentes são todos casais, nos quais um dos cônjuges tem problemas de autonomia. "Os idosos colaboraram na definição dos requisitos iniciais do protótipo, com o objetivo da solução se adaptar às suas reais necessidades, e contribuíram para a sua validação".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda