INEM e Sonae Sierra voltam a realizar treinos de Suporte Básico de Vida abertos à população

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) acaba de anunciar que vai realizar, em parceria com os Centros Comerciais da Sonae Sierra, duas novas ações de formação sobre Suporte Básico de Vida (SBV). Durante o mês de abril e maio, o Estação Viana Shopping e o 8ª Avenida vão ser palco da realização de treinos em SBV abertos à população, com o objetivo de ensinar a agir em caso de emergência médica.

"Sabe o que fazer caso se depare com uma vítima inconsciente? E caso seja necessário fazer compressões cardíacas e respiração boca-a-boca, está preparado para atuar?" Estas são algumas das questões levantadas pelo INEM, que recorda que "a maioria da população não está preparada para atuar em situação de reanimação cardiorrespiratória",

No passado mês de fevereiro, quatro centros comerciais foram palco de dinamização de treinos em SBV, em que profissionais do INEM ensinaram a realização de manobras de reanimação. O sucesso destas ações levaram o INEM e os Centros Comerciais da Sonae Sierra a apostar agora em mais duas iniciativas do mesmo género.

No total, participaram 440 pessoas nas ações realizadas no Centro Colombo, NorteShopping, LeiriaShopping e AlgarveShopping, numero que superou as expectativas da organização. Seguem-se agora o Estação Viana Shopping, em Viana do Castelo, no dia 12 de abril, e o 8ª Avenida, em São João da Madeira, no dia 10 de maio. Ambas as ações decorrem às 11 horas e têm a duração aproximada de duas horas.
 

Participação gratuita e aberta a todos os interessados

A participação nestes treinos é gratuita e aberta à população, sendo que os cidadãos que queiram participar só precisam de comparecer nos referidos Centros Comerciais à hora marcada (11 horas).
 
A realização de um mass training em SBV com estas características, refere o INEM, permite assegurar a formação  de vários participantes em simultâneo (que podem chegar às várias centenas) uma vez que a ação é coordenada por formadores especializados em  emergência pré-hospitalar, neste caso do INEM. Os participantes são organizados em grupos e distribuídos pelos diversos formadores, sendo utilizado durante o processo de aprendizagem, um sistema multimédia, para que todos tenham a oportunidade de visualizar previamente as manobras a executar, seguindo-se a realização de exercícios práticos das manobras em manequins.
 
O INEM e os Centros Comerciais da Sonae Sierra "convidam todos os que queiram aprender manobras de reanimação a juntarem-se a esta iniciativa, tornando-se assim cidadãos mais sensibilizados e melhor preparados para atuar em caso de emergência médica".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda