INFARMED lançou o primeiro número da sua newsletter semanal
O INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde deu início à publicação semanal de uma newsletter, "com algumas notícias, medidas e projetos em curso, eventos, participações e parcerias institucionais". Ainda de acordo com o INFARMED, o objetivo "será a divulgação a todos os seus parceiros e diferentes públicos de informação relevante no âmbito da sua atuação enquanto regulador na área do medicamento e dos produtos de saúde".
Nesta primeira edição, um dos temas abordados é a reunião das agências ibero-americanas do medicamento, que decorreu a semana passada, em Cuba. O INFARMED esteve representado neste evento pelo seu presidente, Henrique Luz Rodrigues, tendo participado no painel de abertura sobre regulação dos medicamentos. Maria João Portela, a diretora do Laboratório do INFARMED e Maria João Morais, o ponto de contacto nacional para os medicamentos falsificados, "apresentaram as estratégias portuguesas nestas matérias".
Neste primeiro número da newsletter merece igualmente destaque a entrevista de Henrique Luz Rodrigues ao Jornal de Notícias, onde defende "um acesso mais célere aos medicamentos verdadeiramente inovadores e nas melhores condições para o sistema de saúde, que tem de ser sustentável". Sublinha o INFARMED que "a escolha dos melhores tratamentos em prazos mais reduzidos irá ser possível com a recentemente nomeada bolsa de cem peritos da Comissão de Avaliação das Tecnologias de Saúde (CATS)".
A Conferência “Medicamentos Biossimilares – o Estado da Arte”, que se irá realizar no auditório do Infarmed, dia 30 de junho, é também referida nesta newsletter.
O evento, "onde será analisada a experiência nacional e de países como a Noruega e a Dinamarca no tratamento com estas alternativas aos medicamentos biológicos", contará com a presença do ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes na sessão de abertura e será encerrado pelo presidente do Conselho Diretivo do INFARMED, Henrique Luz Rodrigues. Estará ainda presente Ana Hidalgo-Simon, da Agência Europeia do Medicamento.