Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física: apresentação de resultados em Lisboa e Porto

Dias 16 e 17 de março realizam-se, respetivamente, no salão nobre da Reitoria da Universidade do Porto e na sala 1 da Fundação Calouste Gulbenkian, as sessões públicas de apresentação dos resultados do Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF).

Estes dois encontros visam também promover o debate sobre a relevância dos dados obtidos "para a definição de políticas públicas nas referidas áreas em Portugal e na Europa, perspetivando o desenvolvimento de um futuro Sistema de Vigilância, que possa dar continuidade e coerência à recolha de informação no tempo e a apoiar intervenções efetivas".

Carla Lopes, coordenadora do Grupo de Investigação em Epidemiologia Nutricional e da Obesidade da EPIUnit do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), é a investigadora principal do IAN-AF, projeto que tem como objetivo central a recolha de informação nacional sobre o consumo alimentar e atividade física e a sua relação com determinantes em saúde.


Equipa responsável pela operacionalização do projeto nas zonas Norte, Centro e Ilhas, reuniu-se no final de dezembro "para fazer um balanço deste projeto". (Foto: IAN-AF)

Definição de políticas públicas

No Porto, e sob a moderação de Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas, a apresentação dos resultados conta também com a intervenção de Pedro Moreira, diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto, e Joana Carvalho, diretora adjunta do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF), da Direção-Geral da Saúde.

Nesta sessão realiza-se também uma mesa redonda sobre "O IAN-AF e a definição de políticas públicas", moderada por António Pimenta Marinho, presidente da ARS Norte. O debate terá a participação de Pedro Graça, coordenador do (PNPAF), Filipa Vasconcelos, subinspetora-geral da Autoridade de Saúde Alimentar e Económica (ASAE), e Henrique Barros, presidente do Instituto de Saúde Pública, U.Porto

Atividade física: sistemas de vigilância na Europa

Dia 17 de março, na Fundação Calouste Gulbenkian, está prevista a presença de Fernando Almeida, presidente do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, na apresentação dos resultados do IAN-AF (2014-2016). Além de Pedro Graça, participa também como comentador José Pereira Miguel, diretor do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Lisboa.

"Surveillance Systems on Diet and Physical Activity in Europe" é o tema da mesa redonda que se realiza posteriormente e que conta com dois convidados estrangeiros, que partilharão a "perspetiva da Organização Mundial da Saúde" sobre os Sistemas de vigilância na Europa sobre dieta e atividade física, e a "perspetiva dos países nórdicos". Os temas serão abordados, respetivamente, por Jo Jewell, da Division NCD & Lifecourse, do departamento regional da OMS Europa, e Lene Frost Andersen, do Institute of Basic Medical Sciences, da University of Oslo, na Noruega.

A inscrição nas sessões é gratuita, devendo ser efetuada até dia 9 de março. O programa completo das duas sessões pode ser consultado aqui.

Para mais informações: geral@ian-af.up.pt 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda