Cepheid Talks

Inquérito do Instituto Ricardo Jorge sobre saúde dos portugueses vai abranger 4.200 cidadãos

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) acaba de anunciar que vai promover um Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF). Os dados obtidos permitirão "dotar os decisores da área da saúde de informação relevante para planear, desenhar, avaliar programas e a intervenção em saúde pública".

Quais são as doenças prevalentes entre a população portuguesa? Que hábitos alimentares temos? Que medicamentos tomamos e para quê? Que utilização fazemos dos serviços de saúde? De acordo com o Instituto, o inquérito vai permitir encontrar "respostas concretas" para perguntas como estas.

O INSEF tem como objetivo conhecer o estado de saúde da população portuguesa, as doenças mais frequentes, a utilização de medicamentos e o recurso aos serviços de saúde. Pretende-se igualmente contribuir para o conhecimento de alguns hábitos de vida da população, como por exemplo a alimentação e o exercício físico, entre outros aspetos importantes que influenciam a sua saúde.

Em comunicado, o Instituto explica que a participação das pessoas convidadas a colaborar no estudo consiste em fazer um pequeno exame físico (medir a pressão arterial, altura e o peso, entre outros), análises clínicas de rotina e responder a algumas perguntas sobre a sua própria saúde. No total vão ser abrangidos 4.200 cidadãos, entre os 25 e os 74 anos, residentes em todo o território nacional, selecionados ao acaso de entre a população registada no Serviço Nacional de Saúde.

Este estudo é, assim, considerado como "uma oportunidade única de conhecer o estado de saúde da população de uma forma rigorosa e assim contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde prestados, promovendo a melhor qualidade de vida das gerações atuais e futuras". Vão ser seguidos procedimentos internacionais de medição, permitindo comparar os resultados com outros países europeus, e os primeiros resultados vão ser conhecidos no início de 2016.

Dia 2 de fevereiro é a data agendada para o arranque deste inquérito nacional, após um período de teste-piloto em alguns Centros de Saúde do país. A sua realização ficará a cargo de profissionais de saúde que tiveram formação específica para este efeito.

É ainda salientado que o INSEF tem "a mais-valia de conjugar informação colhida por entrevista e uma componente objetiva através de um exame físico e análises clínicas", sendo esta a "grande novidade" em relação a outros inquéritos realizados anteriormente.

O Instituto considera que alguns aspetos da saúde apenas podem ser avaliados, de forma fiável e válida, através de estudos que juntem uma componente de exame físico a uma entrevista. São, disto exemplo, a medição da pressão arterial, o índice de massa corporal, o perfil lipídico ou genético, entre outras.

Os participantes no estudo terão uma outra vantagem direta, já que os resultados das análises clínicas e do exame físico serão enviados ao médico assistente dos participantes, para uma possível atuação clínica caso se justifique. A participação no INSEF não terá qualquer custo para os participantes.

INSEF
O INSEF é coordenado pelo Instituto Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, em colaboração com as Administrações Regionais de Saúde, com a Secretaria Regional de Saúde da Região Autónoma dos Açores, com a Secretaria Regional dos Assuntos Sociais da Região Autónoma da Madeira e o Instituto Norueguês de Saúde Pública. Esta iniciativa tem um financiamento de cerca de um milhão e meio de euros, dois quais 85% são assegurados pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através do programa Iniciativas em Saúde Pública das EEA Grants, e 15% pelo Estado Português.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda