KRKA

IHMT dá hoje início a um debate sobre a medicina personalizada aplicada a doenças infeciosas

Tem início, hoje, o ciclo de conferências "Host–pathogen interaction. Towards a personalized medicine", promovido pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) e o Centro de Malária e Outras Doenças Tropicais (CMDT). A iniciativa prolonga-se até dia 21 de novembro e decorre na Aula Magna do IHMT.

O evento reúne especialistas nacionais e internacionais para debater "o potencial e relevância da medicina personalizada no tratamento de doenças infeciosas". É dirigido a todos os profissionais de saúde, em particular a docentes, investigadores e estudantes das áreas das ciências biomédicas e da vida.

Na apresentação deste ciclo de conferências, a comissão organizadora salienta o potencial da medicina personalizada nas doenças infecciosas:

"Apesar de estar atualmente mais avançada na área do cancro, em que existem já inúmeros biomarcadores descritos e validados, a medicina personalizada poderá ter um grande potencial e relevância também para as doenças infeciosas. Muitos agentes infeciosos, identificados como patogéneos para os humanos, circulam em vários indivíduos sem causar sintomas aparentes – indivíduos assintomáticos que são na verdade um reservatório importante da infeção – enquanto noutros levam a desenlaces graves ou letais, sendo isto comum às infeções virais (ex.: herpes, hepatite, rotavirus, etc), bacterianas (ex.: tuberculose, estafilococos, etc) e parasitárias (ex.: doença de Chagas, leishmaniose, toxoplasmose, malária, etc)."

A comissão organizadora é constituída por Ana Paula Arez e Fátima Nogueira, da UEI Parasitologia Médica (CMDT) e Celeste Figueiredo, do CMDT.

Temas a abordar:

    Metagenomics approach to virus discovery
    Saskia L. Smits – Erasmus Medical Center, Department of Viroscience, Rotterdam, The Netherlands

    TB as an inflammatory disease: new strategies on balancing the host’s response
    Pere-Joan Cardona – Unitat de Tuberculosi Experimental, Institut Germans Trias i Pujol, Badalona, Cataloni

    Future personalized medicine for malaria?
    Nadia Ponts – INRA Centre de Bordeaux Aquitaine, Villenave d’Ornon, France

    Pharmacogenetics – from genes to therapeutics
    Vera Marques – Centro de Biomedicina Molecular e Estrutural, Universidade do Algarve

    Omics, personalized medicine and public health: the host pathogen-interaction at the interface of science, law and ethics
    João V. Cordeiro – Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade NOVA de Lisboa

    Challenges of personalised medicine to health systems
    Pedro Pita Barros – Nova School of Business and Economics, Universidade NOVA de Lisboa

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda