KRKA

Instituições de Solidariedade Social discutem o futuro do Estado Social

"Na Defesa do Estado Social – Um Por Todos, Todos Por Um" é o lema do I Encontro Nacional das Instituições de Solidariedade, que tem início amanhã, 6 de março, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. A iniciativa é promovida pela Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP), União das Misericórdias Portuguesas, União das Mutualidades Portuguesas e Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social.
 
De acordo com a SCMP, este evento visa promover o debate sobre "o papel das Instituições de Solidariedade no desenvolvimento económico e social do país, através dos serviços que presta, apostando cada vez mais na inovação, empreendedorismo, acordos de parceria e rigor na gestão".

Pretende-se igualmente "saber o que pensam os partidos políticos com representação parlamentar sobre o Estado Social e quais os compromissos que verdadeiramente estão dispostos a assumir com as Instituições de Solidariedade, na defesa destes valores".

A reunião conta com a participação do presidente do Tribunal de Contas, Guilherme D’Oliveira Martins, de responsáveis dos partidos políticos com representação parlamentar e ainda com a presença de alguns economistas e empreendedores, "que poderão contribuir para um debate mais alargado sobre as novas respostas sociais em desenvolvimento".
 
Durante o encontro, que será encerrado pelo Ministro do Emprego, Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, será assinado um "Pacto de Confiança, no qual ficarão plasmadas as atribuições dos vários Atores Solidários na Defesa de Um Estado Social", adianta a SCMP, em comunicado. O documento será posteriormente entregue ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e à Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, pelas entidades organizadoras.

O programa pode ser consultado aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda