Instituto Ricardo Jorge divulga, amanhã, os resultados do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF)

O Instituto Ricardo Jorge organiza, amanhã, 31 de maio, uma conferência, onde dará a conhecer os resultados gerais do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF). A iniciativa decorrerá no auditório do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e terá a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.


De acordo com o Instituto, nesta sessão serão apresentados indicadores sobre estado de saúde, determinantes de saúde e fatores de risco e cuidados de saúde da população residente em Portugal em 2015.

É recordado que o INSEF tem como finalidade "contribuir para a melhoria da saúde dos portugueses, apoiando as atividades nacionais e regionais de observação e monitorização do estado de saúde da população, avaliação dos programas de saúde e a investigação em saúde pública".

É também considerado como mais-valia o facto de "conjugar informação colhida por entrevista direta ao indivíduo (sobre o seu estado de saúde, determinantes de saúde e utilização de cuidados de saúde, incluindo preventivos) com dados de uma componente objetiva de exame físico e recolha de sangue".

O programa pode ser consultado aqui.

Imprimir