Instituto Ricardo Jorge organiza Jornadas sobre infeções sexualmente transmissíveis

O Instituto Ricardo Jorge realiza amanhã, 1 de junho, umas jornadas dedicadas às Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST). O evento é dirigido a técnicos e responsáveis de laboratórios de análises clínicas e a médicos, em particular de medicina geral e familiar, dermatovenereologistas, infeciologistas, ginecologistas e urologistas. A sessão de abertura estará a cargo de Fernando de Almeida, presidente do Conselho Diretivo do Instituto.

O objetivo é que o evento, que decorrerá em Lisboa, com transmissão por videoconferência para o Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira, no Porto. seja "uma oportunidade para os vários profissionais de saúde discutirem as suas diferentes perspetivas enquanto elementos fundamentais na prevenção, diagnóstico e tratamento adequado das diferentes IST".

O programa das jornadas está organizado em quatro mesas redondas, intituladas: "Infeção por Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae", "Infeção por VIH", "Ulcerações Genitais Sugestivas de IST" e "Infeção por HPV".

Melhor diagnóstico das IST

A propósito do enquadramento dos temas em discussão, sublinha a Comissão Organizadora que, "face à ausência de normas nacionais sobre os testes laboratoriais a usar no diagnóstico das IST e às evidentes lacunas das tabelas de comparticipação de análises clínicas relativamente ao diagnóstico laboratorial de várias IST, o conhecimento sobre o impacto das IST em Portugal restringe-se à infeção VIH".

Nesse sentido, o evento pretende "contribuir para um melhor diagnóstico das IST em Portugal, com vista à sua prevenção e tratamento adequados".

O programa provisório pode ser consultado aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda